Topo

BH vai ganhar megacatedral de Niemeyer quase um século após idealização

Croqui de como será a catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte - Divulgação/Arquidiocese Belo Horizonte
Croqui de como será a catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte Imagem: Divulgação/Arquidiocese Belo Horizonte

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

12/10/2015 06h00Atualizada em 12/10/2015 16h41

Faz quase um século que o primeiro arcebispo de Belo Horizonte, dom Antônio dos Santos Cabral (1884-1967), idealizou a catedral metropolitana da capital mineira. O ano era 1921. Só agora a edificação começa a ganhar forma e pode ter a inauguração antecipada em quatro anos, passando de 2021 para 2017.

Ela está sendo erguida em um terreno de 24 mil metros quadrados, na avenida Cristiano Machado, no bairro Jaqueline, região norte da capital mineira. Os trabalhos de implantação das fundações e contenções da catedral foram concluídos na semana passada. Já os pilares e paredes da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, espaço no subsolo do templo para formação humana e espiritual, orientação, apoio e acolhimento de pessoas pobres, estão prontos. 

De acordo com a Arquidiocese de Belo Horizonte, já foram gastos na edificação 8.000 metros cúbicos de concreto e 600 toneladas de aço. O templo terá capacidade total para receber 20 mil pessoas: 5.000 pessoas na nave principal, com 100 metros de altura, e outras 15 mil pessoas na esplanada do complexo, onde será erguido um altar para missas campais. 

Em 1921, quando foi criada a Arquidiocese de Belo Horizonte, o templo foi planejado por dom Cabral para ser erguido no local onde está instalada hoje a praça da Bandeira, confluências das avenidas Afonso Pena e Bandeirantes, no bairro Mangabeiras, na zona sul de Belo Horizonte. Entretanto, devido à expansão da capital mineira no sentido norte do município, quando foi retomado o projeto em 2005, a Arquidiocese optou por construir a catedral na região. 

Catedral Cristo Rei - Divulgação/Arquidiocese Belo Horizonte - Divulgação/Arquidiocese Belo Horizonte
Terreno onde será construída a catedral
Imagem: Divulgação/Arquidiocese Belo Horizonte

“Tenho a esperança de que a Catedral Cristo Rei seja concluída em 2017. É claro, dependemos muito das doações, pois a edificação da catedral é uma obra projetada para ter a participação de todos. Mas é uma alegria muito grande ver o quanto já avançamos nos trabalhos de construção”, disse dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (7). No dia anterior, dom Walmor havia visitado as obras daquele que será o maior templo católico de Minas Gerais.
 
“Tudo o que foi feito se deve à fé. É resultado da generosidade do povo mineiro, que é muito solidário. Este é o nosso compromisso, desde a concepção do projeto. E é isto que vem acontecendo: cada vez mais pessoas têm nos ajudado e por isso a obra avança, sem parar. Cresce a consciência de que a Catedral Cristo Rei será o lugar de todos e para a oferta de muitos serviços dedicados aos pobres, o cuidado social, a promoção da cultura, da educação”, afirmou o religioso.
 
O templo está sendo erguido somente com doações de fiéis. O valor da obra é estimado em R$ 100 milhões e já foram gastos cerca de 20% (R$ 20 milhões) até agora pela Arquidiocese de Belo Horizonte.
 
Segundo dom Walmor, o projeto idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) em 2011 vai resgatar o sentido genuíno de catedral e não apenas de um templo. “Templo é o coração da catedral, local de fé, do anúncio do evangelho, da espiritualidade. Catedral é lugar da arte, da cultura, da educação, dos serviços e do cuidado social. E isso tudo está contemplado dentro desta obra”, disse o arcebispo.
 
De acordo com a Arquidiocese, o trabalho de Niemeyer tem identificação com Belo Horizonte e a Igreja Católica. O arquiteto é responsável pelo projeto do complexo da Pampulha, que inclui a Igreja de São Francisco de Assis e ainda abriga painéis do pintor Candido Portinari (1903-1962) e jardins do paisagista Burle Marx (1909-1994).

A atual catedral de Belo Horizonte é a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro da cidade. Como em 1921, só havia três templos na capital mineira --além daquela, as igrejas de São José e Nossa Senhora do Rosário --, dom Cabral escolheu a Boa Viagem como "catedral provisória" até que a Cristo Rei fosse construída.