Topo

Raio-x dos Correios descobre iguanas em tubo de PVC em SP

Guarda municipal com as duas iguanas apreendidas em Valinhos (SP) - Divulgação
Guarda municipal com as duas iguanas apreendidas em Valinhos (SP) Imagem: Divulgação

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

28/10/2015 19h31

Dois filhotes de iguana de cerca de 30 centímetros foram encontrados dentro de um tubo de PVC na central dos Correios, em Valinhos (a 89 km de São Paulo), na tarde desta quarta-feira (28).

Os animais foram enviados por Sedex em São Paulo e teriam como destino a cidade de Limeira (a 150 km de SP), mas foram identificados pelo sistema de raio-x da agência.

De acordo com a Guarda Municipal, os tubos de PVC com as iguanas foram enviados na noite de terça-feira (27) e estavam embalados com plástico e papel alumínio.

Segundo o guarda Thiago Lopes, na ponta do tubo os remetentes colocaram meia calça para que elas pudessem respirar. “Uma delas estava com a cauda dobrada para fora. As duas estavam enroladas com fita isolante. Mesmo bastante estressadas, ainda estavam saudáveis”, disse.

Os filhotes já foram encaminhados para Jundiaí (SP), onde serão soltos pela ONG Mata Ciliar em uma mata. O caso foi registrado na delegacia de Valinhos. Tanto o remetente quanto o destinatário da encomenda, que não tiveram os nomes revelados, devem responder por crime ambiental.