Briga entre facções deixa 10 presos mortos em penitenciária em Boa Vista, diz polícia
Uma briga entre lideranças de facções criminosas dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, deixou pelo menos 10 presos mortos, neste domingo (16), segundo informou a Polícia Militar de Roraima. O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima afirmou que pelo menos seis presos foram decapitados e queimados.
Inicialmente, a polícia falou em 25 mortos. Na manhã de segunda-feira (17), a Sejus (Secretaria de Justiça e Cidadania de Roraima) corrigiu os números de presos assassinados para dez.
Seis presos ficaram feridos e foram levados para o Hospital Geral de Roraima. Eles não correm risco de morte. A Sejus informou, porém, que o número de presos mortos pode aumentar. A direção da penitenciária está fazendo a recontagem dos presos com uma revista nas celas para precisar o número exato de vítimas.
Ainda existem alas que a polícia e os agentes penitenciários não conseguiram entrar porque os chefes de pavilhão não permitiram.
A rebelião começou na tarde deste domingo, por volta das 15h (17h, no horário de Brasília). Presos do Primeiro Comando da Capital que estavam na ala 14 quebraram os cadeados e invadiram a ala 12, onde estavam integrantes do Comando Vermelho, e iniciaram os confrontos com pedaços de pau e vergalhões.
A briga ocorreu durante o horário de visitas e cerca de cem familiares de internos foram feitos reféns até por volta das 23h (horário local) quando foram liberados após a entrada do Bope (Batalhão de Operações Especiais) nos pavilhões.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, Lindomar Sobrinho, não há "efetivo e nem equipamentos suficientes para garantir a integridade física dos usuários da unidade prisional”.
Segundo Sobrinho, são entre sete e nove agentes por plantão que trabalham na penitenciária Monte Cristo. O presídio é a maior unidade prisional do Estado e tem 740 vagas, mas atualmente está superlotado, com 1.400 presos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.