Topo

Motorista dirige em cima de arco em Brasília e tem carro apreendido

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

17/11/2016 21h30

Um motorista subiu com seu carro no arco de entrada no Parque da Cidade, localizado na Asa Sul de Brasília. O vídeo com a manobra proibida e arriscada circula pelas redes sociais. Após a divulgação do caso, o Detran (Departamento de Trânsito) do Distrito Federal localizou e apreendeu o veículo.

O arco tem cerca de três metros de altura e fica no Eixo Monumental, próximo ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O motorista, que já foi identificado pelo Detran, realizou três tentativas até conseguir atravessar a estrutura.

As imagens foram registradas do lado de fora do carro, um Fiat Palio de cor branca, por um colega do condutor. “Vai ficar para a história”, incentiva o homem durante a manobra. Nas imagens, é possível perceber que chovia na ocasião, o que aumentava o risco de acidente.

O Detran apreendeu o carro na madrugada desta quinta-feira (17). Ele estava estacionado irregularmente na quadra 108 Norte de Brasília. De acordo com o Detran, a autuação foi feita com base no artigo 181, inciso VI, do Código de Trânsito Brasileiro. Trata-se de uma infração média, que leva o motorista a pagar multa de R$ 130,16 e pegar quatro pontos na carteira.

Para reaver o veículo, o dono deverá pagar a multa por estacionamento irregular, arcar com guincho, diária (s) do depósito, taxa de vistoria, além das multas em aberto.

Local proibido e dano ao patrimônio público

Segundo o diretor de Fiscalização de Trânsito, Silvain Fonseca, o motorista ainda pode ser punido por trafegar no arco, que é um local proibido. “Ele seria multado em R$ 879. Estamos ainda reunindo mais informações para encaminhar o caso à Polícia Civil. Ainda não sabemos a data de gravação do vídeo”.

Caso o vídeo seja encaminhado à Polícia Civil, o motorista também poderá responder por dano ao patrimônio público. O Código Penal prevê até seis meses de detenção pelo crime. De acordo com o Detran, o condutor tem outras multas a pagar.