Topo

PM aposentado se nega a fazer teste do bafômetro e atira em agente do Detran

Agente do Detran se salvou de ferimentos graves por usar colete a prova de balas - Reprodução/TV Globo
Agente do Detran se salvou de ferimentos graves por usar colete a prova de balas Imagem: Reprodução/TV Globo

Eduardo Pereira

Colaboração para o UOL

10/08/2017 13h12

Um policial militar da reserva, armado, foi preso após disparar contra um agente do Departamento de Trânsito (Detran) do Distrito Federal, durante uma blitz realizada na madrugada desta quinta-feira (10), na cidade de Águas Claras. O aposentado se recusou a fazer o teste do bafômetro, dando início a um desentendimento.

Segundo a Polícia Militar, Jackson Douglas Ferreira, de 49 anos, efetuou ao menos dois disparos contra os agentes - um deles atingiu as costas da vítima. Como usava colete a prova de balas, o funcionário do Detran não sofreu ferimentos graves.

De acordo com o departamento, o projétil perfurou apenas duas camadas da proteção, causando um hematoma na altura da cintura. O agente passou por exames médicos e foi liberado.

Em nota, a PM afirmou que "reprova totalmente a conduta deste policial" e garantiu que "todas as medidas legais cabíveis ao caso já foram tomadas por parte da corporação". Jackson detém a patente de tenente coronel na reserva.

Segundo o Boletim de Ocorrência, ao qual o UOL teve acesso, o aposentado acabou detido em flagrante depois de uma tentativa de fuga. Ele foi autuado pelo crime de tentativa de homicídio qualificado e submetido ao exame de corpo de delito do Instituto Médico Legal (IML). O laudo toxicológico deu negativo para embriaguez.

O colete da vítima, duas pistolas de choque Taser do Detran e a arma usada pelo agressor foram apreendidos, bem como seu veículo. Segundo a Polícia Civil, a pistola usada no crime contava com quatro projeteis em seu interior; dois deles, já deflagrados.

O caso foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia Civil de Taguatinga Sul, em Brasília. O policial aposentado segue preso no Núcleo de Custódia Militar (prisão militar), à disposição da Justiça.