Topo

Esse conteúdo é antigo

Churrasqueira explode e atinge cinco pessoas em evento de cavalgada no ES

Mulher ficou com 50% do corpo queimado após explosão de churrasqueira no ES - Reprodução de vídeo
Mulher ficou com 50% do corpo queimado após explosão de churrasqueira no ES Imagem: Reprodução de vídeo

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

09/09/2020 17h02

O clima de festa quase acabou em tragédia num evento de cavaleiros, na cidade de Cariacica, região metropolitana de Vitória. De acordo com testemunhas, uma churrasqueira explodiu no local e feriu cerca de cinco pessoas.

A 1ª Cavalgada, como foi chamada, aconteceu no domingo (6), em uma fazenda na região rural do município. No final manhã, uma grande explosão teria acontecido na área onde estava sendo feito o churrasco e quem estava próximo do local foi atingido.

Uma das vítimas foi uma nutricionista de 27 anos. De acordo com parentes, ela estava passando pela área da churrasqueira e foi atingida pela explosão. A jovem teve 50% do corpo queimado pelas chamas. Ela está internada em estado grave no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, também na Grande Vitória.

"Ela está em coma induzido. Sente muita dor e está muito machucada no corpo todo. Os médicos disseram que não há previsão de tirar ela do coma. Estamos nos apegando em Deus, porque o caso dela é muito grave", disse uma tia da vítima, que pediu para não ser identificada.

Outra mulher, também da família da nutricionista, está entre os feridos, com 30% do corpo queimado. Também internada, a vítima teve parte dos braços atingidos pelas chamas. "Meu marido estava lá e disse que a cena foi feia. Outras pessoas foram atingidas", contou a parente.

A programação, que reuniu mais de mil pessoas, prometia churrasco de graça e música ao vivo, para quem chegasse a cavalo. Assim que a explosão aconteceu, o evento foi cancelado e o Samu foi acionado para resgatar as vítimas. O Corpo de Bombeiros não recebeu nenhum chamado.

Um vídeo feito por populares a que o UOL teve acesso mostra a nutricionista no chão sendo acalmada por participantes do evento. Na mesma imagem é possível ver a outra vítima da mesma família sentada em uma cadeira, reclamando de dores.

Prefeitura diz que não sabia de evento

A Prefeitura de Cariacica informou, em nota, que não sabia da realização do evento nem recebeu denúncias de que a festa estava acontecendo — uma vez que os eventos que causam aglomeração de pessoas estão proibidos no município.

"Os eventos estão proibidos de acontecer por força de decreto. A multa é de R$ 1.748,06. A Prefeitura de Cariacica não tinha conhecimento deste evento. Inclusive, a equipe de Fiscalização Integrada da Prefeitura de Cariacica atuou dia e noite em todo o município durante o fim de semana e feriado e não foi acionada sobre essa festa."

O UOL tentou contato com a organização do evento, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.