Topo

Esse conteúdo é antigo

Paciente se revolta com atendimento em UPA e é arrastada para fora; veja

Marcelo Casagrande

Colaboração para o UOL, em Araçatuba (SP)

06/10/2020 09h16

Uma paciente que procurou atendimento na rede pública de saúde de São José do Rio Preto (a 441 quilômetros de São Paulo) foi retirada a força de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), após se revoltar com o atendimento prestado por um dos funcionários. Uma pessoa que estava na recepção da unidade registrou parte da confusão.

As imagens feitas com um celular mostram o momento em que a paciente é arrastada por um segurança. A mulher - que é segurada pelos dois braços - tenta evitar a expulsão enroscando os pés em uma cadeira. Na sequência, ela se joga no chão.

"Ele [o segurança] está me machucando. [...] eu não saio sem ser atendida", disse a paciente na gravação. Na sequência, ela é levada para a área externa da unidade e a gravação do vídeo é interrompida.

O caso aconteceu anteontem e a paciente que aparece no vídeo buscava atendimento por apresentar crises de falta de ar associadas a estresse e ansiedade. Primeiro, ela foi até o Hospital de Base (maior hospital da cidade que atende pelo SUS), mas foi orientada a procurar uma UPA.

Ao passar pelo pré-atendimento na UPA Tangará, a paciente foi informada que por causa do período de pandemia, os atendimentos de síndromes respiratórias são centralizados na UBS do bairro Solo Sagrado. As unidades são distantes 9,9 quilômetros. Após a negativa de atendimento, a confusão teria começado.

"Eles se negaram e eu também me neguei a sair sem o atendimento. Apenas me exaltei no tom de voz, pois fiquei indignada com o desrespeito e a falta de empatia para com o meu problema de saúde. Era como se eu não estivesse falando nada", desabafou a paciente na condição de anonimato.

Ela contou ainda que o corpo ficou marcado pelas mãos do segurança que a arrastou. "Vou registrar um boletim [de ocorrência] na Delegacia da Mulher, pois não quero que mais ninguém passe pelo que passei", continuou a paciente que é mãe de uma filha pequena e está desempregada.

A paciente que registrou a confusão, postou o vídeo no Facebook. "Foi tão impactante que todos [os pacientes] ficaram em choque. Passado o susto inicial, várias pessoas se indignaram com a atitude do segurança", contou ao UOL a empresária de comunicação Cecília Dionizio, que fez a gravação.

Caso será apurado

Um boletim de ocorrência já foi registrado pelos administradores da UPA. A secretaria municipal de Saúde de São José do Rio Preto informou que vai apurar os fatos.

"[A paciente] foi orientada a procurar a UBS Solo Sagrado, referência para o atendimento de sintomas respiratórios leves do município e aberta 24h. Após receber essas informações, passou a agredir verbalmente o enfermeiro, que chamou o segurança", explica a nota.

A prefeitura negou excessos por parte dos funcionários da unidade. "O profissional agiu de forma educada, explicando novamente o protocolo, utilizado desde a abertura das unidades respiratórias. A paciente, já alterada, continuou o enfrentamento aos profissionais".