Topo

Esse conteúdo é antigo

Onça-pintada e mais de 80 animais são resgatados de cativeiro em SP

O responsável pelo local confessou vender os animais - Divulgação/Polícia Militar
O responsável pelo local confessou vender os animais Imagem: Divulgação/Polícia Militar

Do UOL, em São Paulo

10/09/2021 12h21

Uma onça-pintada mantida em cativeiro foi resgatada ontem à noite pela Polícia Militar Ambiental na Estancia São José, em Peruíbe, litoral de São Paulo. Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) além do mamífero, outros três filhotes de pato, cinco jabutis, uma jibóia, oito cobras píton, 30 camundongos e 30 roedores, cinco marrecos, dois cães, um garnize e dois pombos correios também eram mantidos em cativeiro no mesmo local. Um homem de 29 anos foi preso suspeito de tráfico de animais.

Os policiais localizaram os animais após atenderem a uma outra ocorrência, na Avenida Padre Manuel da Nóbrega, no bairro Aviação, em Praia Grande. Segundo a polícia, ao fazerem uma abordagem a um veículo que transportava 61 jabutis de forma ilícita, foi descoberto que a condutora, uma mulher, já tinha indícios de atuar com tráfico de animais. A operação foi realizada por uma equipe da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) em ação conjunta com o Policiamento Rodoviário. Na ocasião, a suspeita foi autuada.

O caso levado à delegacia e, durante as investigações, um mandado de busca na casa da suspeita foi expedido. Ao chegarem no local, os policiais encontraram mais de 80 animais pelos cômodos, incluindo uma onça-pintada. O homem responsável pelo local admitiu realizar o comércio de espécies nativas e exóticas.

Os dois cães, as duas pombas e o garnize foram entregues à mãe do suspeito. Os demais animais foram levados a uma instituição local que é referência no tratamento de animais abandonados ou que sofreram maus tratos. Segundo a polícia, todos aparentavam estar malnutridos e conviviam em condições precárias.

Dois celulares foram aprendidos e três crianças, que também viviam no local, foram acompanhadas pelo Conselho Tutelar. Ao todo, as multas pela infração somaram mais de R$ 1 milhão.