Topo

Esse conteúdo é antigo

Cracolândia: Famílias de dependentes receberão auxílio, diz prefeito de SP

Imagem de arquivo; Na avaliação do prefeito de São Paulo, a Cracolândia não é um caso sem solução - Reprodução / Facebook
Imagem de arquivo; Na avaliação do prefeito de São Paulo, a Cracolândia não é um caso sem solução Imagem: Reprodução / Facebook

Do UOL, em São Paulo

30/09/2021 11h18

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) disse, em entrevista ao site Metrópoles, que sua administração dará um auxílio financeiro às famílias de dependentes químicos que frequentam a Cracolândia, na região central da capital paulista, como parte das ações que serão realizadas na tentativa de combater o problema social, de saúde e de segurança pública que se arrasta há mais de 25 anos.

"Ali tem algumas pessoas que têm problemas de droga, têm problemas mentais, tem situações em que houve um rompimento com a família. Até uma das partes do programa, a prefeitura vai remunerar a família para receber essa pessoa de volta e monitorar com assistente social", explicou ele.

"Nós vamos oferecer um cardápio de situações, vendo a necessidade de cada um, individualizar cada situação", acrescentou.

Na avaliação de Nunes, a Cracolândia não é um caso sem solução, mas ele defendeu a integração entre a prefeitura, a Polícia Civil, a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, serviços de saúde e assistência social.

Ele citou ainda a prisão recente de traficantes que atuam na região. Na semana passada, a Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco pessoas, uma delas suspeita de chefiar o tráfico de drogas na Cracolândia. "Nós não temos essa ação de repressão contra o usuário, é contra o traficante. Nós somos inimigos do traficante", disse.

O prefeito também disse que a cidade abrirá um hospital psiquiátrico exclusivamente voltado ao atendimento de dependentes químicos, além de assinar convênios com comunidades terapêuticas. "A cidade de São Paulo vai resolver 100% [a questão da Cracolândia]? Não, nenhum país do mundo resolveu 100%, mas que não vai ser aquela bagunça, aquela feira livre da droga, isso não vai ser."

"É como se [a Cracolândia] fosse um buraco. Tem muita gente que muitas vezes nem é usuário de crack, mas, em algum momento da vida, não está bem e aquele ambiente é tão favorável para ele usar o crack que ele acaba caindo naquela armadilha. Então, a gente precisa desarmar essa armadilha, tirar as tendas, não deixar que esses traficantes tenham essa vida tão fácil como eles estão tendo", acrescentou o prefeito.