Topo

Esse conteúdo é antigo

Feriadão de 12 de outubro deve ser marcado por chuvas fortes pelo Brasil

Climatempo alerta para chances de temporais na maior parte do Brasil, com exceção para parte do Nordeste e Centro-Oeste - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Climatempo alerta para chances de temporais na maior parte do Brasil, com exceção para parte do Nordeste e Centro-Oeste Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

08/10/2021 04h00Atualizada em 08/10/2021 13h32

O feriadão de 12 de outubro deve ser marcado pelo tempo fechado na maior parte do Brasil, com destaque para a chance de temporais especialmente no Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

No Sudeste, os maiores volumes de chuva devem ser registrados no centro-sul de Minas Gerais, Espírito Santo e nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive nas capitais.

Aqueles que pretendem viajar para o litoral devem se preparar para encarar chuva persistente e sensação de frio nos próximos dias, com tempo firme em apenas uma área de toda a região sudestina: o norte mineiro, que deve passar todo o feriadão com pouca ou nenhuma chuva.

Na capital paulista, até terça-feira (12), as temperaturas mínimas ficam na casa dos 15° C, enquanto as máximas não chegam aos 20° C. Na carioca, as mínimas também ficam baixas, mas o calor começa a aumentar no feriado, chegando aos 27° C.

A região Sul deve encarar uma realidade parecida com a do Sudeste durante a comemoração do dia de Nossa Senhora de Aparecida, com a passagem de uma frente fria e a circulação de ventos, que geram um alerta para precipitações intensas já a partir de hoje.

Os maiores níveis de chuva devem se concentrar no Paraná e em Santa Catarina. Segundo o Climatempo, que divulgou previsões para todo o país, o interior destes estados deve ser mais afetado, mas existe previsão de pancadas fortes também nas capitais.

Já no Rio Grande do Sul, o predomínio também deve ser de tempo instável nos próximos dias, mas com tréguas que criam momentos de sol, principalmente nas manhãs, apesar das baixas temperaturas que devem predominar em todo o estado.

Para quem for ao litoral, a previsão é de mar bastante agitado ao longo de todo o feriadão.

Nordeste

A região Nordeste será a melhor opção para aqueles que quiserem aproveitar dias de tempo firme no feriadão, já que a previsão é de pouca chuva entre sábado (9) e terça-feira (12). A exceção fica por conta do litoral da Bahia, que deve ter momentos de instabilidade pela influência marítima, mas com chance baixa de temporais.

As demais capitais terão bastante sol e calor, apenas com pancadas de chuva isoladas. No interior, tempo ainda mais firme.

Centro-Oeste

Os destaques da previsão do tempo para o Centro-Oeste são os estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, onde uma chuva intensa deve cair ao longo de todo o feriadão, com destaque para a capital sul-mato-grossense Campo Grande e o sul goiano.

Nas demais áreas, que incluem todo o território de Mato Grosso e o Distrito Federal, as pancadas de chuva devem acontecer "de forma pontual e isolada", principalmente à tarde e à noite, com uma chance mais tímida de temporais.

Norte

O Norte do Brasil deve ser dominado pelo tempo abafado e úmido, comum nessa época do ano na região. Ao longo do feriadão, alguns temporais são previstos em parte do Acre, Amazonas e Roraima. Já nas demais áreas, inclusive no Tocantins, as pancadas de chuva serão rápidas e isoladas, segundo o Climatempo.