Topo

Esse conteúdo é antigo

Casa de reza é incendiada em território indígena no Mato Grosso do Sul

Casa de reza incendiada no Tekoha Yta?i Kagurusu, em Douradina (MS).  - Defensoria Pública
Casa de reza incendiada no Tekoha Yta?i Kagurusu, em Douradina (MS). Imagem: Defensoria Pública

Saulo Pereira Guimarães

Do UOL, no Rio

30/12/2021 13h56

Uma casa de reza foi incendiada por volta de 2h de quarta-feira (29) no Tekoha Yta'i Kagurusu, território indígena localizado no município de Douradina (MS).

"No momento da queimada haviam famílias, crianças e idosos dormindo no interior da casa de reza", afirmou a Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul, em documento enviado às polícias civil e federal.

No texto, a Defensoria pede a abertura de um inquérito policial para investigação do caso.

Tensão religiosa marca a região

A região onde aconteceu o incêndio vivencia nos últimos anos o crescimento da presença de igrejas pentecostais e das disputas políticas.

Este movimento tem se refletido em ameaças e agressões por parte dos evangélicos contra rezadores da fé tradicional guarani-kaiowá.

Em um documento encaminhado em outubro a deputados estaduais, a Defensoria Pública informa que "pelo menos, 17 (dezessete) casas de reza indígenas foram incendiadas, nos últimos três anos, sem que se tenha notícia se os autores foram identificados e/ou responsabilizados".

Num dos casos, a casa de reza da comunidade indígena Rancho Jacaré foi queimada menos de 2 meses depois de ter sido inaugurada.

O espaço funcionava na comunidade indígena Rancho Jacaré, no município de Laguna Carapã (MS).

"A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul tem solicitado a atuação da Polícia Judiciária Estadual e Federal, sem, entretanto, receber devolutivas sobre os procedimentos realizados", afirma o órgão no documento em questão.