Topo

Desabamento em Havana deixa três mortos e seis feridos

Do UOL, em São Paulo

18/01/2012 17h09

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas no desabamento de um prédio de três andares na noite desta terça-feira (17), no centro de Havana, capital de Cuba. Os trabalhos de resgate ainda estão sendo realizados pelo corpo de bombeiros. Segundo uma rádio local, das seis pessoas feridas, quatro tiveram de ser hospitalizadas.

Moradores da região disseram à agência EFE que o prédio há vários anos já havia sido declarado inabitável, mas, mesmo assim, ainda servia de moradia para várias famílias. Uma das moradoras, Teresa Revé López, 23, disse ter se salvado porque saiu correndo do edifício com suas duas filhas pequenas, por volta das 21h30, quando o desabamento ocorreu.

Outros moradores da região afirmaram que o prédio já tinha sofrido abalos anteriormente e que as autoridades tentaram evacuar o imóvel em várias ocasiões.

A degradação das moradias é um dos principais problemas sociais e econômicos de Cuba. Com 11,2 milhões de habitantes, o país tinha até o ano passado um déficit reconhecido de cerca de 600 mil casas.

Segundo dados oficiais, mais de 50% das construções na ilha estão em mau estado e 8 em cada 10 prédios precisam de reparos.