Topo

Após vitória na Flórida, Mitt Romney diz que não se preocupa com os mais pobres

Do UOL Notícias, em São Paulo

01/02/2012 14h22Atualizada em 01/02/2012 14h49

Ainda comemorando a recente vitória nas primárias da Flórida, o pré-candidato republicano Mitt Romney deu uma declaração que pode servir de munição para seus adversários - tanto no partido contra do lado Democrata. Em entrevista à rede americana CNN, Romney disse que "se importa com os americanos, mas não está preocupado com os mais pobres".
 
O republicano ainda enfatizou: "você pode focar nos mais pobres, mas este não é meu foco". 
 
O assunto foi abordado enquanto ele comentava a sua vitória na Flórida, um passo importante para se tornar a indicação do partido na disputa contra o presidente Barack Obama.
 
O milionário vem sendo criticado por pessoas do próprio partido por parecer "insensível", dizendo frases como "eu gosto de ter o poder de demitir as pessoas", só para citar uma.
 
"Eu não estou preocupado com os mais pobres. Nós temos uma rede segura ali. Se precisar de reparações, eu farei. E eu não estou preocupado com os mais ricos. Eles estão indo bem. Estou preocupado com o coração da América, ops 90%, 95% que estão lutando agora", disse ao se referir à classe média.
 
 
Questionado se tal postura com relação aos mais pobres não era inadequada para um presidente, Romney reiterou que "ser pobre não é bom, mas temos uma rede eficiente que ajuda os mais pobres". Romney disse que está mais preocupado com o desemprego, as pessoas que vivem do seguro social e que estão enfrentando dificuldades para mandar seus filhos para a escola.
 
"Nós temos Medicaid, abrigos, vale-refeições e programas sociais para ajudar os mais pobres. Mas são os americanos de classe média quem realmente está em dificuldades agora", disse ele.