Topo

Terremoto deixa ao menos 30 mortos em região próxima a usina nuclear no Irã

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 13h11

Um terremoto deixou ao menos 30 pessoas mortas nesta terça-feira (9), ao sul do Irã, próximo a uma usina nuclear local, segundo informações da agência de notícias Reuters. As autoridades locais anunciam que ao menos outras 650 pessoas ficaram feridas. Milhares de pessoas vivem em duas aldeias próximas à usina.

O tremor de magnitude 6,3 ocorreu 89 km a sudeste da cidade portuária de Bushehr, às 8h52 (horário de Brasília), a uma profundidade de 10 km, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, e foi fortemente sentido no lado oposto do Golfo Pérsico.

"Até agora, 20 corpos foram transportados ao necrotério do hospital de Khormoj", 35 km ao norte da cidade de Kaki, epicentro do terremoto, informou uma fonte a agência de notícias France-Presse.

A companhia russa que construiu a usina nuclear, a 18 km ao sul de Bushehr, disse que o terremoto também foi sentido por lá, mas que as operações no local não foram afetadas.

"O terremoto de forma alguma afetou a situação normal do reator. Funcionários continuam a trabalhar em regime normal e os níveis de radiação estão totalmente dentro da norma", disse a agência de notícias estatal russa RIA, citando um funcionário da Atomstroyexport.

Uma moradora de Bushehr relatou que sua casa e as casas de seus vizinhos foram abaladas pelo terremoto, mas não danificadas.

"Pudemos sentir claramente o terremoto", disse Nikoo, que pediu para ser identificada apenas pelo primeiro nome, à agência Reuters por telefone. "Todas as janelas e lustres tremeram". (Com agências internacionais)