Topo

Refugiado, senador boliviano chega a Brasília; Bolívia fala em "fuga"

Do UOL, em São Paulo

25/08/2013 03h09Atualizada em 26/08/2013 06h58

O senador opositor boliviano Roger Pinto, 53, asilado havia mais de um ano na embaixada brasileira em La Paz, desembarcou em Brasília, na madrugada deste domingo (25). 

O político chegou por volta da 1h ao aeroporto de Brasília em um jatinho particular vindo de Corumbá (MS) e acompanhado do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Ao desembarcar, Pinto agradeceu às autoridades brasileiras, mas evitou comentar a sua vinda ao país sem o salvo conduto do governo boliviano, que seria necessário para para a viagem. "Devo agradecer uma vez mais a todo o Brasil e as suas autoridades. (...) Em um momento oportuno, uma vez que conheço a decisão das autoridades, poderei me pronunciar mais", disse ele à emissora de TV "Globonews".

O senador boliviano deixou seu país em um carro oficial do governo brasileiro escoltado por soldados, disse Ferraço. O peemedebista negou que Pinto seja um foragido da justiça boliviana, que o acusa de diversos crimes e o condenou em junho passado a um ano de prisão. 

Segundo a agência "Efe", a família do senador está a caminho de Brasília e deve se reunir com ele também neste domingo (25). O Itamaraty não quis comentar a chegada do político ao Brasil.

Tempestade diplomática

O senador veio para o Brasil salvaguardado pelo governo brasileiro, já que não possui o salvo-conduto da Bolívia (permissão necessária para deixar o país). A decisão pode culminar em uma “tempestade diplomática” entre os dois países, segundo fontes ouvidas pela agência Efe.

A aposta desses analistas é a de que a Bolívia prepara uma "resposta duríssima" para a saída de Pinto da embaixada, e que em La Paz se considera que houve uma "ruptura" da "confiança" entre ambos os governos.

Neste domingo (25), o governo boliviano confirmou a vinda do senador opositor ao Brasil, em um primeiro pronunciamento oficial sobre o assunto, e, em um breve comunicado, tratou Roger Pinto como fugitivo.

"Depois de estabelecer contatos com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, o Ministério das Relações Exteriores do Estado Plurinacional da Bolívia informou o público que o Sr. Roger Pinto Molina fugiu do país para a República Federativa do Brasil", diz a nota.

Senador é acusado de corrupção

Pinto, acusado de diversos crimes de corrupção na Bolívia, refugiou-se na embaixada brasileira em La Paz em 28 de maio de 2012. Após dez dias de ser recebido na embaixada, o governo brasileiro concedeu ao senador o status de asilado político.

Em junho, o político foi condenado a um ano de prisão por um tribunal boliviano, que o declarou culpado de danos econômicos ao Estado calculados em cerca de US$ 1,7 milhão.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse dias depois que o governo da presidente Dilma Rousseff "garantia" a segurança do senador boliviano.

O chanceler também explicou que o governo prosseguia com negociações "confidenciais" com as autoridades bolivianas para tentar solucionar a situação. (Com agências internacionais)