Topo

Vaticano adia para amanhã canonização de José de Anchieta

Retrato do padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus. Ele foi beatificado e seu processo de canonização será assinado pelo papa Francisco - Wikimedia Commons/Wikipedia
Retrato do padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus. Ele foi beatificado e seu processo de canonização será assinado pelo papa Francisco Imagem: Wikimedia Commons/Wikipedia

Da Agência Brasil

02/04/2014 11h51

A assinatura do decreto de canonização do beato José de Anchieta, um dos jesuítas fundadores da cidade de São Paulo, foi transferida para quinta-feira (3). A informação foi divulgada, em nota, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Inicialmente, o papa Francisco assinaria hoje (2) o documento que proclama santo José de Anchieta. O papa João Paulo II beatificou o “apóstolo do Brasil” em 1980.

A nota informa que no dia 4 de maio, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, será celebrada missa em Ação de Graças pela canonização do beato, no Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP).

De acordo com texto divulgado pela Agência Lusa, o espanhol José de Anchieta será canonizado juntamente com dois beatos nascidos na França, ligados à evangelização do Canadá - Maria da Encarnação Guyart e o bispo Francisco de Montmorency-Laval. Segundo o texto, o papa explicou que os três “novos santos se apresentavam como modelos de evangelização”.

A agência informa, ainda, que “são inúmeros os milagres e graças atribuídos à intercessão” de José Anchieta, que é venerado como “bem-aventurado”, aquele que está junto de Deus, quer por brasileiros, quer por católicos das ilhas espanholas Canárias.

(Com informações da Agência Lusa)

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://educacao.uol.com.br/quiz/2014/04/01/voce-conhece-a-historia-de-padre-anchieta-teste-seus-conhecimentos.htm')