Topo

Ucrânia captura soldados russos em seu território; Rússia fala em "engano"

Combinação de fotos mostra homens identificados como soldados russos; eles foram capturados dentro do território da Ucrânia, onde afirmam terem entrado "por engano". No sentido horário, eles são: Sergei Alexeevich Smirnov, Alexei Generalov, Ivan Vasilievich Melchukov e Ivan Igorevich  - Ukraine Security Services/Reuters TV/Reuters
Combinação de fotos mostra homens identificados como soldados russos; eles foram capturados dentro do território da Ucrânia, onde afirmam terem entrado "por engano". No sentido horário, eles são: Sergei Alexeevich Smirnov, Alexei Generalov, Ivan Vasilievich Melchukov e Ivan Igorevich Imagem: Ukraine Security Services/Reuters TV/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 08h33Atualizada em 26/08/2014 09h07

A Ucrânia afirmou que dez soldados russos foram capturados dentro do território do leste ucraniano nesta terça-feira, no momento em que líderes dos dois países se reúnem para tentar pôr fim a meses de conflito.

Fontes russas disseram que os soldados cruzaram a fronteira "por acidente", mas para a Ucrânia eles estavam em uma "missão especial".

"Isso não foi um engano, mas uma missão especial que eles estavam realizando", disse o porta-voz dos militares ucranianos, Andriy Lisenko, em um comunicado divulgado na televisão.

Enquanto isso em Moscou, uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia admitiu que eles "participavam de uma patrulha em um setor da fronteira russo-ucraniana e a cruzaram, provavelmente, por acaso, em uma área não sinalizada".

"Pelo que sabemos, não opuseram resistência às forças armadas ucranianas durante a detenção", disse a fonte da Defesa, citada pelas agência russas.

Os presidentes Petro Poroshenko, da Ucrânia, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontram nesta terça em Minsk (Belarus). Mais de 2 mil pessoas morreram no conflito entre forças ucranianas e separatistas no leste do país.  

Vídeo

O comando militar da Ucrânia divulgou nesta terça-feira o vídeo de um interrogatório de um soldado russo capturado ontem na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, onde as tropas governamentais combatem às milícias separatistas pró-russas.

"Percebemos que estávamos na Ucrânia quando vimos um tanque com a bandeira ucraniana", afirmou para a câmera o soldado identificado como Dmitri Smirnov, que disse servir no regimento 331 da 98ª divisão aerotransportada das Forças Armadas da Rússia.

Segundo o comando ucraniano, Smirnov é um dos dez soldados russos que foram capturados junto à cidade de Dzerkalni, a cerca de 20 quilômetros da fronteira com a Rússia.

"Acompanhávamos uma coluna motorizada", acrescentou o soldado, que disse que seus superiores disseram se tratar simplesmente de manobras.

Ao mesmo tempo, admitiu que antes que a coluna começasse apagaram as matrículas dos veículos militares, sobre as quais pintaram círculos brancos.

Segundo Smirnov, ele e seus companheiros deixaram o blindado quando as forças ucranianas abriram fogo contra a coluna.

A imprensa ucraniana também divulgou vídeos de interrogatórios de outros dos dez soldados russos capturados junto com Zerkalni. (Com agências internacionais)