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Após falha técnica, aeroportos no Reino Unido têm atraso em voos e cancelamentos

12.dez.2014 - Imagem do site ""Flight Radar 24"" mostra acúmulo de voos no espaço aéreo de Londres na tarde desta sexta-feira  - Reprodução
12.dez.2014 - Imagem do site ''Flight Radar 24'' mostra acúmulo de voos no espaço aéreo de Londres na tarde desta sexta-feira Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/12/2014 14h52Atualizada em 12/12/2014 15h49

Uma falha técnica em um importante sistema de controle de tráfego aéreo de Londres, no Reino Unido, causou nesta sexta-feira (12) uma série de atrasos e cancelamentos em voos em todo o país, após decolagens e aterrissagens serem suspensas. 

A NATS, o serviço britânico de tráfego aéreo, confirmou que a falha ocorreu no sistema de computação de um centro localizado em Swanwick, uma vila em Hampshire, no sudeste do país. Segundo o “Guardian”, esse é o maior centro de controle de tráfego de voos na região sul britânica.  

Com os atrasos na capital britânica, houve um efeito em cascata, afetando outros voos domésticos e internacionais. O principal aeroporto afetado é o de Heathrow, que chegou a ter interrupção total de pousos e decolagens. O aeroporto de Gatwick, que também atende Londres, informou que os aviões estavam decolando, mas com atrasos. Não há informações sobre o número de passageiros prejudicados.

Até às 15h15 (horário de Brasília), a falha em Londres não havia prejudicado decolagens e aterrissagens nos dois principais aeroportos internacionais do Brasil, o de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ). Porém, as administradoras GRU Airport e Rio Galeão informaram ao UOL que não descartavam essa possibilidade.

A Eurocontrol, Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea, chegou a informar que o espaço aéreo de Londres havia sido fechado até às 19h do horário local (17h de Brasília). Mas a informação foi desmentida em nota pela NATS em nota.

“O espaço aéreo no Reino Unido não foi fechado, mas a sua capacidade foi restringida para que a situação seja regularizada. Pedimos desculpas por quaisquer atrasos, e nosso time de resposta a incidentes está mobilizado”, informou a companhia.

Patrick McLoughlin, secretário nacional de transportes, classificou a falha de inadmissível. “Uma interrupção nessa escala é simplesmente inaceitável e pedi a NATS explicações completas sobre o incidente desta tarde”, declarou.

A NATS não informou ainda natureza da falha técnica no seu sistema. Afirmou apenas que “o sistema foi restaurado e que está em processo de retornar à normalidade das operações”. (Com agências internacionais)