Topo

Turquia tem o direito de defender o seu território, diz Obama sobre caça russo derrubado

Carlos Barria/Reuters
Imagem: Carlos Barria/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 15h44

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta terça-feira (24) que a Turquia tem, como qualquer país, direito de defender o seu território e seu espaço aéreo durante comentário sobre o caça russo derrubado pela Força Aérea turca. Em entrevista concedida aos jornalistas ao lado do presidente francês, François Hollande, na Casa Branca, Obama pediu ainda que Ancara e Moscou conversem sobre o incidente para evitar uma nova escalada das tensões na região da fronteira síria.

"É importante que os dois países conversem e troquem informações para saber exatamente o que aconteceu", disse Obama, que confirmou que os EUA ainda estão recebendo informações sobre o incidente. Nesta terça, dois caças turcos derrubaram um avião russo na fronteira sírio-turca por ter violado o espaço aéreo da Turquia. O paradeiro dos dois pilotos russos é desconhecido.

Obama aproveitou para criticar as operações russas em território sírio. "Acredito que isto mostra um problema permanente nas operações russas na Síria, no sentido de que elas ocorrem muito perto da fronteira turca e têm como alvo a oposição moderada", afirmou o americano. "Se a Rússia direcionasse suas energias contra o Estado Islâmico, alguns destes conflitos ou potenciais erros ou a escalada de conflitos seriam menos prováveis de ocorrer."

"O problema é que o foco da Rússia hoje é apoiar Assad, e não se concentrar no combate ao Estado Islâmico", disse Obama.

Em seus comentários, Hollande agradeceu o apoio americano, ressaltando que Obama foi o primeiro chefe de Estado a telefonar após os atentados em Paris. O presidente francês disse que a recente resolução do Conselho de Segurança da ONU dá apoio às operações da coalizão contra o Estado Islâmico e insistiu na saída do presidente sírio, Bashar al-Assad, do poder, acusando-o de ser o responsável pela maioria das mortes na Síria.

Hollande deve se reunir na quinta-feira com o presidente russo, Vladimir Putin, que apoia firmemente Assad. 

Sobre a atual onda de refugiados que atinge a Europa, Hollande disse que uma solução para a crise precisa ser encontrada com a Turquia, permitindo que os imigrantes permaneçam perto de casa.