Topo

Indicada para a CIA defende interrogatórios, mas promete não retomar torturas

Gina Haspel é sabatinada pelo Comitê de Inteligência do Senado dos EUA - ALEX BRANDON/AFP
Gina Haspel é sabatinada pelo Comitê de Inteligência do Senado dos EUA Imagem: ALEX BRANDON/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 14h44Atualizada em 09/05/2018 15h11

Gina Haspel, nomeada pelo presidente Donald Trump para dirigir a CIA, assegurou nesta quarta-feira (9), diante de membros do Senado dos Estados Unidos, que a agência de Inteligência não irá retomar os programas de tortura de prisioneiros sob a sua liderança. Haspel enfrentou grande oposição após sua nomeação em razão de seu trabalho em uma prisão secreta da CIA na Tailândia em 2002, onde supostos membros da rede extremista Al-Qaeda foram submetidos a torturas.

"Minha bússola moral é forte. Eu não permitiria que a CIA realizasse atividades que eu considerava imorais, mesmo que fossem tecnicamente legais. Eu absolutamente não permitiria isso", disse Haspel ao Comitê de Inteligência do Senado.

Os senadores questionaram se Haspel acreditava que tinha errado ao torturar suspeitos de terrorismo. Mas ela defendeu os interrogatórios: "Conseguimos informações valiosas de depoimentos de detentos da Al-Qaeda", afirmou. "Mas eu não acho que seja possível saber se as técnicas de interrogatório desempenharam algum papel nisso", acrescentou, referindo-se às simulações de afogamento.

O resultado da audiência deve influenciar a votação sobre a indicação no Senado, que os republicanos esperam que aconteça até o fim de maio. O partido do presidente tem maioria de 51 a 49 no Senado.

Questionada se retomaria o programa e se permitiria a tortura, caso o presidente Donald Trump solicitasse, Haspel garantiu que recusaria. "Não permitirei que a CIA realize atividades que considero imoral, mesmo que sejam tecnicamente legais. Não permitirei isso, absolutamente", acrescentou. "Todo mundo vê os Estados Unidos como um exemplo para o mundo, e devemos respeitar isso. E a CIA está incluída", completou.

"Por ter servido neste período conturbado, posso oferecer meu compromisso pessoal, claro e sem reserva, de que sob minha liderança na CIA não será restabelecido tal programa de detenção e interrogatórios", declarou na audiência perante o Comitê do Senado. "Em retrospecto, está claro ...que a CIA não estava preparada para conduzir um programa de detenções e interrogatórios", acrescentou.

Haspel afirmou que, agora, a CIA, ao contrário dos anos após os ataques de 11 de setembro de 2001, está sujeita a um manual militar, que proíbe especificamente métodos de tortura, tais como o submarino, ou simulação de afogamento. "Apoio as mais altas normas morais, às quais este país decidiu se apoiar. Nunca, nunca voltaria a adotar o programa de interrogatórios da CIA", prometeu Haspel. "Eu apoio a lei e não apoiaria uma mudança da lei", frisou.

Tortura contra suspeitos da Al-Qaeda em prisão secreta

Haspel, 61 anos, que durante três décadas participou de operações secretas da Agência Central de Inteligência (CIA) --onde atualmente é subdiretora-- dirigiu ao menos durante parte de 2002 uma prisão secreta na Tailândia, onde suspeitos de pertencerem à Al-Qaeda eram frequentemente torturados.

Durante o programa de torturas --vigente entre 2002 e 2005--, a CIA levou os detentos para locais secretos ao redor do mundo e submeteu alguns a agressões e torturas que incluíam uma técnica de simulação de afogamento e elevados níveis de estresse.

Mais tarde, como funcionária de alta hierarquia da CIA, Haspel foi apontada como a responsável por destruir vídeos que mostravam tais práticas.

Entre os 13 membros da comissão do Senado (sete republicanos e seis democratas), vários demonstram ceticismo. Quatro democratas (Kamala Harris, Dianne Feinstein, Ron Wyden e Martin Heinrich) solicitaram ao diretor de Inteligência Nacional, Dan Coats, que libere todos os documentos confidenciais relativos ao papel de Haspel nos programas de interrogatório da CIA.

Feinstein está preocupada com a possibilidade de "promover uma pessoa que esteve envolvida no programa de tortura à frente da CIA, a agência responsável por um dos capítulos mais sombrios da nossa história".

Desde 2016, Trump faz declarações contraditórias sobre a tortura. Ele a defende a título pessoal, mas deixou para o secretário de Defesa, Jim Mattis, a decisão de utilizá-la, e este é contrário à medida.

Em meio à polêmica sobre sua indicação por Trump, Gina  Haspel chegou a sugerir a retirada de seu nome, de acordo com a imprensa americana, mas foi convencida por assessores da Casa Branca a seguir adiante. Haspel tem o apoio total de Donald Trump. "Minha muito respeitada indicada para ser diretora da CIA, Gina Haspel, tem sido muito criticada porque foi muito dura com os terroristas", tuitou Trump esta semana.

(Com AFP)