Topo

Pré-candidato em SP, Gabriel Chalita (PMDB) distribui livros e cartas pelo correio

Guilherme Balza

Do UOL Notícias, em São Paulo

20/12/2011 18h56

  • Flávio Florido/UOL

    Livro e carta distribuídos por Chalita


O deputado federal Gabriel Chalita (PMDB-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, está distribuindo pelo correio exemplares de um dos seus livros, “O pequeno filósofo”, publicado neste ano pela Editora Globo. Acompanha a obra uma carta, assinada por Chalita, com mensagens edificantes e saudações de final de ano (veja a imagem no final do texto).

A reportagem teve acesso a um “kit” recebido por um servidor público municipal que mora na zona sul de São Paulo. Ele disse que não solicitou o envio do livro e não sabe como seu endereço foi parar no mailing do deputado. O destinatário da correspondência, inclusive, não sabia quem era Gabriel Chalita.

Vários usuários do Twitter comentaram ter recebido o kit. “Minha mãe acaba de receber em casa, via correio, um exemplar do livro de Gabriel Chalita, com uma cartinha personalizada do próprio”, escreveu a usuária “camilamoraes”.

Uma internauta com o apelido “cahtoledo” reclamou: “Gabriel Chalita tem mailing e agora envia o livro dele para algumas pessoas. Minha mãe é uma delas. O que ela faz no maling dele, PLMDD [pelo amor de Deus]”.

Chalita diz que nem convite ao MEC o tira da disputa pela Prefeitura de SP

O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Gabriel Chalita (PMDB) afirmou, em entrevista ao UOL, que nem um convite da presidente Dilma Rousseff para ocupar o Ministério da Educação (MEC) o faria desistir de disputar a eleição para a capital paulista no ano que vem. Nos bastidores se comenta que a presidente deverá fazer o convite entre dezembro e janeiro, durante a reforma ministerial.

Já “renata_garcia”, assim como outros usuários do Twitter, estranhou o fato de muitos professores terem recebido a correspondência. “Mais um colega professor recebeu --de presente-- o livro do Chalita. A pergunta é: quem deu o endereço dos professores para o cara?”, questionou.

Chalita é educador e professor, assim como Fernando Haddad, pré-candidato à prefeitura paulistana pelo PT.

A assessoria do parlamentar não soube informar quantos exemplares foram distribuídos, nem qual foi o critério utilizado para escolher os presenteados. A assessoria negou que a doação tenha relação com a candidatura de Chalita, argumentando que o deputado costuma sempre distribuir suas obras e que isso faz parte da estratégia para divulgar os títulos.

Sobre o mailing, a assessoria de Chalita disse que a lista é formada por endereços de São Paulo e de outras regiões do país, obtidos pela Editora Globo, por livrarias e contatos do próprio deputado.

Na resenha do livro, a Editora Globo diz que "'O pequeno filósofo' apresenta ao leitor uma reflexão filosófica sobre os assuntos mais complexos, revestidos de uma linguagem acessível a um público amplo. Com simplicidade, essa delicada obra de ficção se configura como uma verdadeira aula acerca do método socrático."

As ilustrações da capa e o nome do livro remetem ao clássico infanto-juvenil "O pequeno príncipe", do francês Antoine de Saint-Exúpery.

Temer confirma pré-candidatura

Chalita é professor na PUC (Pontifícia Universidade Católica), Mackenzie e deu aulas na FMU, todas em São Paulo. Aos 42 anos, o deputado publicou 64 livros, que vão da literatura infanto-juvenil até filosofia, passando por temas como autoajuda, cristianismo e educação.

O último deles, “Sócrates e Thomas More: correspondências imaginárias”, lançado na última sexta-feira (16), foi dedicado ao vice-presidente Michel Temer, grande responsável pela ida de Chalita ao PMDB. No evento de lançamento, Temer confirmou que Chalita será o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo.

“Ele é candidato, está disposto a isso. Eu diria que nesse momento ele quase já está em campanha”, afirmou Temer.

  • Reprodução

    Carta enviada por Gabriel Chalita