Topo

Associação divulga lista de três candidatos a procurador-geral da República

Do UOL, em Brasília

17/04/2013 18h24Atualizada em 17/04/2013 18h40

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou nesta quarta-feira (17) os três candidatos mais votados para o cargo de procurador-geral da República, atualmente ocupado por Roberto Gurgel.

São eles: Rodrigo Janot (511 votos), Ela Wiecko (457 votos) e Deborah Duprat (445 votos). Todos candidatos são sub-procuradores-gerais da República, último nível de carreira do Ministério Público Federal.

A votação encerrou-se às 18h, horário de Brasília. No total, 888 procuradores da República foram às urnas nesta quarta-feira, 17. Eram esperados os votos de cerca de 1,2 mil procuradores em todo o Brasil. A quarta mais votada foi Sandra Cureau (271 votos).

Cabe à presidente Dilma Rousseff definir quem será o sucessor do atual procurador-geral, Roberto Gurgel, até agosto.

A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) faz a lista tríplice há dez anos. Dilma poderá escolher quem quiser, ou mesmo ignorar a lista e nomear outro procurador. Todavia, desde os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, virou tradição respeitar a lista e sua ordem.

Durante a campanha, os candidatos fizeram debates em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Gurgel ficou conhecido por ter sido o procurador-geral durante o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal). A ação terminou com 25 condenados entre 37 acusados. Gurgel foi indicado por Lula em 2009 e reconduzido por Dilma em 2011.