Topo

Preso, Donadon perde salário e verba de gabinete; cassação pode ser votada semana que vem

20.mar.2012 - Deputado Natan Donadon (PMDB-RO) durante reunião da bancada do PMDB com o ministro do esporte, Aldo Rebelo - Leonardo Prado - 20.mar.2012/Agência Câmara
20.mar.2012 - Deputado Natan Donadon (PMDB-RO) durante reunião da bancada do PMDB com o ministro do esporte, Aldo Rebelo Imagem: Leonardo Prado - 20.mar.2012/Agência Câmara

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

09/07/2013 18h33

O deputado Natan Donadon (ex-PMDB-RO), preso após ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), teve suspensos nesta terça-feira (9) o pagamento do seu salário de parlamentar (R$ 23.700) e direito à verba de gabinete (R$ 78 mil).

Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), as prerrogativas parlamentares de Donadon estão suspensas até que o processo de cassação do seu mandato seja concluído.

“A Mesa [Diretora da Câmara] decidiu suspender as suas prerrogativas parlamentares enquanto o processo não tenha a sua conclusão. Então, tudo aquilo que ele tinha direito para exercício do mandato, por não estar exercendo, embora seja detentor do mandato ainda. Estão suspensas, portanto, até deliberação do plenário”, afirmou Alves.

Preso no fim de junho, Donadon foi condenado a 13 anos e 4 meses de prisão por formação de quadrilha e desvio de dinheiro público pelo STF. Ele é o primeiro deputado preso no exercício do mandato desde a ditadura.

O prazo para o deputado apresentar a sua defesa na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que abriu um processo para cassar o seu mandato, vai até esta quarta (10). Se isso se confirmar, a expectativa do presidente da Câmara é votar a cassação dele no plenário na semana que vem.

Caso Donadon não apresente a sua defesa amanhã, será designado um novo defensor, que terá prazo de mais cinco sessões da comissão para fazê-lo.