Topo

Durante encontro em Brasília, prefeitos admitem corrupção na gestão pública

Do UOL, em Brasília

15/05/2014 06h00

Na esteira da recente operação da Polícia Federal que resultou na prisão de prefeitos e vereadores por desvio de recursos públicos, prefeitos de diversas localidades do país que participaram da 17ª Marcha dos Prefeitos em Brasília nesta quarta-feira (14) reconheceram que a corrupção é um problema recorrente na gestão pública, mas dizem que aplicam medidas para combater a prática.

Além do controle por órgãos como o TCU (Tribunal de Contas da União), os gestores têm se fiado na divulgação dos gastos na internet e, em alguns casos, na atuação de conselhos consultivos e na criação de ouvidorias.

Para o prefeito de Ibiaça (RS), Ulisses Cecchin (PP), por exemplo, o Portal da Transparência é um dos principais aliados no combate à corrupção.

“Mesmo sendo um município de 5.000 habitantes, tudo o que fazemos é feito dentro do que rege a lei. Se há necessidade de licitação, faz uma pesquisa orçamentária e isso tudo está dentro do portal. Qualquer cidadão do meu município pode ver onde foi feita determinada despesa, para quem foi feita e a quem se destinou”, disse.

Enquete realizada pelo UOL em 2012 apontou que o problema da corrupção liderou a lista de queixas dos internautas. 744 municípios