Topo

Apresentadora faz 'festa de despedida' para seios antes de cirurgia

A radialista da BBC Claira Hermet vai se submeter voluntariamente a uma dupla mastectomia - BBC/Gavin Glave
A radialista da BBC Claira Hermet vai se submeter voluntariamente a uma dupla mastectomia Imagem: BBC/Gavin Glave

14/01/2015 12h08

No próximo dia 21, a radialista da BBC Claira Hermet vai se submeter voluntariamente a uma dupla mastectomia. Mas não sem antes dar uma "festa de despedida" para seus seios.

Hermet, amigos e outros apresentadores da rádio 1Xtra da BBC se reuniram num bar no oeste de Londres para uma celebração antes do procedimento em que Hermet terá a maioria do tecido de ambos os seios retirada.

O Newsbeat, principal programa jornalístico da Radio 1 da BBC, está fazendo um diário da rotina de Hermet antes e depois da operação. A experiência será a ainda transformada num documentário.

Teste genético

A mãe e a irmã da radialista morreram em decorrência de cânceres de mama e a apresentadora, de 27 anos, foi avisada por médicos que tem 85% de chance de desenvolver a doença.

"Remover meus seios vai reduzir minhas chances de desenvolver câncer de mama de 85% para 4%", disse Hermet na semana passada.

Além de celebridades do microfone como MistaJam, a festa recebeu amigos de infância de Hermet, como Cat Galdeano.

"Claira é muito determinada e ela sabe que estamos juntos com ela. É uma operação que vai mexer muito com ela e deixar cicatrizes, mudando sua vida", disse a amiga.

Como era uma despedida, a apresentadora fez questão de exibir os "homenageados", ficando praticamente de sutiã durante o evento.

Hermet fez várias fotos com com os convidados.

Para aliviar o ambiente, os convidados puderam comer bolinhos em formas de seios.

A operação de dupla mastectomia ficou célebre depois que, em 2013, a atriz Angelina Jolie se submeteu ao procedimento.

Hermet tinha nove anos quando sua mãe morreu. Quando a irmã ficou doente, a apresentadora fez um exame que detectou a presença do gene BRCA1.

"Em consultas com cirurgiões e conversas com outros portadores da mutação, descobri que uma dupla mastectomia era praticamente a única medida preventiva para o meu caso. Munida dessa informação, fui viver minha vida", explicou Hermet.