Topo

Fratura de pênis: o que é e como ocorre essa rara e dolorosa lesão

ThinkStock
Imagem: ThinkStock

28/06/2016 14h01

Não é algo muito comum nem um problema sobre o qual se ouça falar por aí, mas a fratura do pênis é uma lesão possível e bastante dolorosa.

Os estudos indicam que um entre cada 100 mil homens sofre esse tipo de traumatismo.

Como muitos dos casos não são reportados, trata-se de uma lesão que muitas vezes passa despercebida, afirma Mariano Rosselló, urologista, andrologista e diretor médico do Instituto de Medicina Sexual na Espanha.

E embora seja conhecida por esse nome, na verdade não se trata de uma fratura propriamente dita, já que o pênis não tem ossos.

O que ocorre é a ruptura da túnica albugínea, uma capa grossa que envolve as estruturas internas do pênis e permite sua ereção.

A fratura acontece quando ele está completamente ereto, e produz um som que se assemelha ao ruído de um osso se quebrando
Marino Rosselló

Estima-se que entre 30% e 50% dos casos ocorram durante relações sexuais muito intensas.

Segundo o médico, o caso típico da fratura acontece quando a mulher está em cima do homem durante o sexo e o pênis sai da cavidade vaginal: ao tentar penetrar novamente, se choca com o quadril da parceira, fazendo com que se dobre de maneira brusca e forçada.

Em alguns casos, o homem só sente dor depois de um tempo. Mas pelo barulho é possível perceber que houve um rompimento da túnica albugínea.

De acordo com os especialistas, o peso e o controle da mulher sobre o pênis ereto nessa posição torna mais difícil para o homem poder reagir com rapidez diante de uma sensação ou movimento doloroso.

Em alternativas em que o homem fica acima da mulher ou atrás dela, os riscos de uma fratura como essa acontecer diminuem consideravelmente.

Alguns estudos indicam como outras causas da lesão movimentos masturbatórios acelerados e bruscos em homens com problemas de ereção ou em jovens que se masturbam escondido com medo de serem flagrados.

Há ainda situações mais inusitadas, como a de um rapaz de 32 anos que foi engessado em 2014 em um hospital de Tegucigalpa (Honduras) depois de sofrer uma fratura no pênis ao cair da cama durante uma ereção noturna.

Jairo, meu pênis fez um estalo, dobrou e doeu. O que eu faço?

UOL Notícias

O que fazer?

"Entre os sintomas característicos desse tipo de lesão estão o ruído que acontece no momento da fratura, acompanhado por uma dor intensa, inchaço e deformidade do membro, assim como a presença de um hematoma interno e externo", explicou Rosselló.

Também é comum o pênis ficar dobrado na direção da área da fratura.

O tratamento inicial consiste em colocar gelo na região e utilizar analgésicos e anti-inflamatórios - mas a maioria dos pacientes acaba tendo de passar por uma cirurgia para consertar a ruptura na túnica albugínea.

O especialista aconselha procurar um médico imediatamente, já que a lesão pode ter mais complicações para aqueles que demoram mais para buscar ajuda.

Entre os riscos, estão deformidade permanente do pênis, curvaturas com a ereção, dor nas relações sexuais e até quadros de impotência.