Topo

Brasil confirma 789 casos autóctones de chikungunya no país

Mosquito Aedes aegypti - AP
Mosquito Aedes aegypti Imagem: AP

30/10/2014 09h43

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (30) que o número de casos autóctones de febre chikungunya subiu para 789, número 163% maior que o do último balanço, publicado em 15 de outubro.

Os casos autóctones se concentram na Bahia, onde há agora 458 pessoas infectadas, e no Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa, com 330 pacientes. Além de um caso isolado em Minas Gerais.

Além desses pacientes, o Ministério informou que o país atende outros 39 casos "importados" de infectados que contraíram a doença em viagens para República Dominicana, Haiti, Venezuela, Guiana Francesa e em algumas ilhas do Caribe.

Dos 39 casos "importados", 17 deles estão sendo atendidos em São Paulo, e o restante distribuído em outros 12 estados do país.

O vírus do chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, doença endêmica no Brasil e em zonas tropicais da América Latina.

Os sintomas, que aparecem normalmente após um período de incubação de três a sete dias, são febre, dor forte nas articulações, dor de cabeça e erupções cutâneas, que podem se agravar com vômitos e diarreia.