Topo

Energias positivas: saiba como organizar o cantinho de trabalho segundo o feng shui

Ana Sachs

Do UOL, em São Paulo

13/07/2012 07h00

Para atrair sucesso e até aquela tão sonhada promoção, o feng shui pode ser um grande aliado. A técnica milenar chinesa de harmonização de ambientes pode ser aplicada tanto na sala de trabalho, como na mesa e até na gaveta. “Se o ambiente de trabalho é rígido e tradicional, você pode aplicá-lo na sua gaveta. Não fica visível, mas o importante é a intenção”, sugere o arquiteto Victor Hugo Camerano, especialista em feng shui.

A base do feng shui é o bagua, uma figura octogonal na qual cada lado representa os principais aspectos da vida: espiritualidade, família, prosperidade, fama, casamento, criatividade e amigos (saiba mais sobre cada um no quadro ao fim da matéria). O bagua deve ser colocado sobre o local que se quer aplicar o feng shui e, ao “estimular” cada um dos setores com as cores, elementos e formas corretos, gera-se um maior fluxo de energia (ou chi) nesta área. “O feng shui não é mágico, ele só ‘abre’ as oportunidades, redirecionando a energia do ambiente para abastecer todas as questões da vida dos que habitam ou utilizam aquele local”, explica o arquiteto. 

A mesa de trabalho é uma das peças de mobiliário mais importantes do feng shui, pois é o local onde se passa boa parte do dia e da vida. Daí a importância de se equilibrar este local. Um dos primeiros pontos é nunca deixá-la bagunçada e desorganizada, pois a energia não circula em locais oprimidos e obstruídos. “É importante manter a mesa de trabalho, gavetas, lixeiras e prateleiras sempre limpos, em ordem e sem poeira. Onde não houver este procedimento, as oportunidades serão reduzidas no setor do bagua que lá estiver posicionado”, afirma.

Os objetos de higiene e afins, como cremes, escovas de dente, facas, recipientes com alimentos, devem preferencialmente estar guardados nas gavetas, bolsas, ou qualquer local fora do campo de trabalho. Assim, evita-se o fluxo de energias não relacionadas ao lado profissional.

  • Divulgação

    No feng shui, o bagua é uma figura octogonal que representa os principais aspectos da vida

Tanto nas mesas em L como nas tradicionais mesas retangulares, a posição do usuário sentado, na maioria das vezes, está naturalmente na localização adequada do bagua. No caso de dois profissionais ocuparem uma estação em L, cada um deverá aplicar o feng shui sobre o seu setor de trabalho.

Elemento vivo

Nestas configurações de mesa, o computador fica, em geral, posicionado no setor do Trabalho, da Fama ou na área central (que representa todos os demais), o que também é favorável. Para neutralizar as ondas eletromagnéticas do computador e outras parafernálias eletrônicas, como fax e televisores, Camerano indica colocar uma turmalina negra junto aos equipamentos.

Qualquer elemento vivo, como os que levam água ou os minerais (cristais e pedras), aumentam o fluxo de energia. Mas se a empresa não permite plantas, por exemplo, sobre as mesas, é possível ter até mesmo uma flor artificial ou um enfeite de algum animal, que funcionará como um símbolo do elemento vivo. Como nas gavetas, o importante é o propósito.

“A intenção é muito forte no feng shui. Por isso, depois de colocar um objeto na área que se quer ativar, é importante ‘sacramentar’ essa peça, fazendo algum tipo de ritual. Assim, toda vez que olhá-lo, ativará o subconsciente para seus objetivos”, fala Camerano.

Se a opção for por uma planta de verdade, é importante mantê-la sempre bem cuidada. “Uma planta maltratada atrai energias ruins. Estes elementos vivos, para atuarem como aliados, devem ser sempre mantidos em boas condições, sem sinais de definhamento ou estagnação”, diz o arquiteto.

Atenção especial aos elementos água e fogo (veja no álbum). O primeiro não deve ser colocado sobre o setor do Fogo/Reputação, e o segundo, sobre o setor da Água/Trabalho, pois um “apaga” o outro.

Fotografias, em especial as de família, são sempre uma boa opção para se colocar nas mesas de trabalho, pois retratam e refletem simbolicamente o seu conteúdo, além de ocuparem pouco espaço e serem vistas com bons olhos pelas chefia.

Já objetos em pares são bons para a área de Relacionamento, pois indicam o “casamento” com a empresa. “Em relação às cores, pode-se dizer que, resumidamente, o vermelho incentiva todos os setores superiores do bagua e a cor preta predomina nos setores inferiores”, continua o especialista.

  • Uma mesa de trabalho desorganizada e bagunçada bloqueia o fluxo de energia e as oportunidades

Hoje, muitas empresas adotam as mesas uma de frente para a outra. Para quem senta perto de um colega com o qual não tem muita afinidade ou até mesmo perto do chefe, é possível neutralizar a energia destas pessoas com algum objeto de cristal colocado entre você e ela. Pode ser um peso de papel, por exemplo, que é mais discreto. Outra opção é um vaso com flores ou qualquer outro recipiente com água.

Já as famosas “baias” defendem o indivíduo de energias desfavoráveis quando se senta ao lado do chefe ou de alguém que não gosta.

Quem senta de frente para uma parede ou para uma divisória muito alta pode ter a energia bloqueada. Neste caso, aconselha-se colocar algum objeto reflexivo, como num espelho, para ampliar o espaço e diminuir a sensação de opressão. Outras sugestões são calendários, quadros de avisos, fotos ou quaisquer objetos que quebrem a sensação de bloqueio de oportunidades.

Se puder optar, as cadeiras com encosto contínuo são melhores, pois acentuam o apoio de parceiros e amigos.

Posição da mesa

Em especial nas grandes empresas, nem sempre é possível escolher o local onde se vai trabalhar, mas, sempre que der, opte por mesas que fiquem longe da porta de entrada e de frente para ela. “Quanto mais perto da porta e mais de costas para ela, mais será a tendência a dispersar-se, a ser menos focado, pois está mais próximo do mundo externo”, conta Camerano.

Não é à toa que patrões e proprietários de empresas sentam-se ou têm suas salas, na maioria dos casos, na parte mais distante da entrada da empresa. “Essa é uma posição de privilégio, pois o chi chega mais trabalhado. E quanto mais longe da porta, mas domínio sobre os funcionários, pois consegue ter uma visão geral do local”, diz.

No feng shui, sentar-se de costas para a porta de entrada é uma posição considerada ruim. A sugestão é colocar um pequeno espelho convexo (daqueles que “engordam”) na borda do monitor de forma a “controlar” o que acontece às costas e ficar mais integrado às movimentações da empresa. “Com isso, passo a ter controle do que acontece nas minhas costas e não sou pego de surpresa”, explica.

Outro ponto importante é melhorar o chi por meio da iluminação. “Luzes funcionam como pequenos ‘sois’ artificiais e facilitam o desenvolvimento dos trabalhos”, diz o arquiteto. O ideal é que a luz seja natural, por isso, ele indica abrir as persianas, sempre que possível. O único porém é sol da tarde, que deve ser evitado, pois no feng shui ele representa a morte, o fim.

Quem se senta de costas para janelas, principalmente as de face oeste, pode pendurar uma bola de cristal ou um vaso de planta entre a mesa e a janela para atenuar esse sol que não traz uma energia favorável.

É bom evitar também sentar-se próximo ao banheiro, local onde a água (que significa dinheiro) entra e sai de forma dinâmica e que representa as finanças e as emoções, influenciando diretamente na saúde do usuário. Se for inevitável sentar-se perto deste local, procure deixar a porta do banheiro sempre fechada.