Topo

Tabagismo compromete 7 entre 10 pessoas no continente americano, diz organização

Da Ansa

Em Buenos Aires

14/11/2012 18h00

No continente americano, sete entre 10 casos de doença pulmonar obstrutiva crônica são causados pelo tabagismo, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Em todo o mundo, estima-se que as doenças pulmonares crônicas causem a morte de uma pessoa a cada 10 segundos, somando 3 milhões de pacientes por ano.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, cerca de 6 milhões de pessoas morreram no mundo devido a causas relacionadas ao tabaco. Para 2030, espera-se que esse número chegue a 8 milhões.

Além do tabagismo, a exposição ao ar contaminado e à fumaça, como por exemplo a queima de combustíveis usados para cozinhar ou aquecer ambientes, também representa riscos à saúde humana.

"Em torno de 3 milhões de pessoas utilizam a biomassa e o carbono como principal fonte de energia. A contaminação do ar em locais fechados tem risco maior que o tabagismo para desenvolvimento de doença pulmonar obstrutiva crônica", afirma a OPS.

Na América, os países de população rural maior tendem a depender mais da queima de biomassa e do carbono, entre os quais Haiti, Guatemala, Paraguai e Nicarágua.