Topo

Jairo Bouer traz 'guia rápido' sobre o que fazer se a camisinha estourar

Se a camisinha se romper e houver risco de o parceiro ser portador do HIV, o ideal é procurar um centro de referência para discutir a profilaxia pós-exposição - Ayrton Vignola/Folha Imagem
Se a camisinha se romper e houver risco de o parceiro ser portador do HIV, o ideal é procurar um centro de referência para discutir a profilaxia pós-exposição Imagem: Ayrton Vignola/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

22/11/2012 14h00

O @saúde desta semana apresenta um guia rápido do que fazer se a camisinha estourar. A primeira atitude a tomar, segundo o médico Jairo Bouer, é interromper a relação sexual e lavar a região do pênis ou da vagina com água e sabão. Nada de passar álcool, coca-cola ou qualquer outra coisa do gênero.

Se houve ejaculação, outros cuidados são necessários. Se a garota estiver no período fértil, ela deve consultar um ginecologista para tomar a pílula do dia seguinte.

Se você não conhece a pessoa e não sabe se ela é portadora do vírus HIV, o ideal é procurar um centro de referência para discutir a profilaxia pós-exposição. Esses são apenas alguns problemas que podem ocorrer se a camisinha se romper. Portanto fica a dica: “Curta a vida, faça sexo, mas se proteja!”.