Topo

Natal não precisa ser sinônimo de açúcar e gordura; veja dicas para uma ceia saudável

Sempre prefira champanhe e vinho a bebidas destiladas, pois estas últimas são mais calóricas - Roger Kirby/Sxc.hu
Sempre prefira champanhe e vinho a bebidas destiladas, pois estas últimas são mais calóricas Imagem: Roger Kirby/Sxc.hu

Rosana Faria de Freitas

Do UOL, em São Paulo

17/12/2012 07h00

Você sabia que é possível engordar até dois quilos em um único dia de comilança nas festas de fim de ano? E, além de comprometer as formas, há o risco de a pessoa ainda passar mal, com sensação de barriga cheia, estufamento e outros desconfortos como má digestão e azia.

A razão para toda essa problemática é simples: nesta época do ano, ingerimos alimentos que não estamos acostumados a comer e que, não raro, são pesados. Afinal, o cardápio das ceias é baseado em hábitos da Europa, continente muito frio em dezembro, o que leva à inclusão de itens calóricos.

Como as preparações são sazonais, as pessoas exageram com a desculpa de que só comem tais delícias uma vez por ano. O problema é que as iguarias – rabanada, tender, pernil, chester, panetone – não são nada leves, aumentando o consumo de gordura saturada, trans e colesterol.

“É um prato cheio, literalmente falando, para o surgimento de doenças cardiovasculares, pois são gorduras que se acoplam facilmente em nossas veias e artérias”, salienta Andréa Santa Rosa Garcia, nutricionista pela Universidade Santa Úrsula (RJ) e membro do Institute for Functional Medicine (EUA).

Perigo

A situação fica ainda mais delicada se a pessoa se alimenta mal durante o ano e, para completar, acaba extrapolando nessa época, conforme analisa Paula Castilho, especializada em nutrição clínica e diretora da Sabor Integral Consultoria de Nutrição, de São Paulo. “Se a dieta já está errada, só tende a piorar nas festas, o que traz riscos não só para as formas como também para a saúde.”

Caso haja determinação e força de vontade, todas as tentações gastronômicas não impedirão você de organizar um Natal e um Réveillon sofisticados, porém, saudáveis e, na medida do possível, mais "enxutos". Segundo Paula Castilho, há itens benéficos para o organismo, como as nozes e as frutas – cereja, uva, ameixa, abacaxi. “Os doces com açúcar refinado, por outro lado, podem ficar fora do menu, pois não só engordam como alavancam a produção de radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce”.