Topo

Pesquisa mostra que café beneficia pacientes com doença arterial coronariana

Muitos profissionais de saúde recomendam a restrição total do café a pacientes que sofrem de doença arterial coronariana, mas o consumo moderado pode fazer bem - Dreamstime
Muitos profissionais de saúde recomendam a restrição total do café a pacientes que sofrem de doença arterial coronariana, mas o consumo moderado pode fazer bem Imagem: Dreamstime

Do UOL

Em São Paulo

25/01/2013 11h54

Estudo realizado na USP (Universidade de São Paulo) mostra que pessoas com doença arterial coronariana podem se beneficiar do consumo moderado de café.

O trabalho, realizado pela nutricionista Juliana Casagrande, contou com 115 portadores de doença arterial coronariana e mostrou que o aumento de 50 ml na ingestão diária da bebida pode diminuir em 3,15% a probabilidade de o paciente apresentar um quadro mais grave da doença.

De acordo com a pesquisadora, poucos estudos apontam alguma conclusão significativa sobre os efeitos do consumo de café em doenças coronarianas. A maioria, ela diz, estuda o efeito sobre fatores de risco, como níveis altos de colesterol, hipertensão e diabetes.

Os pacientes foram acompanhados durante um ano e meio. Eles não receberam nenhuma orientação específica sobre a quantidade de café a ser consumida. Apenas os que já tomavam moderadamente a bebida foram orientados de que não havia necessidade de interromper totalmente o consumo. Seus hábitos alimentares, assim como outros dados, eram analisados por meio de um questionário.

A pesquisa mostrou que a ingestão de café demonstrou uma relação significativa com menores níveis de gravidade da doença arterial coronariana. “Não foram verificados efeitos maléficos para a qualidade de vida dos portadores da doença”, ressalta a nutricionista. “A única relação inversa significativa foi entre o consumo de café e estabilidade de angina[dores no peito de origem cardíaca]”.

A pesquisadora afirma que a pesquisa não determinou uma quantidade específica de consumo de café que seja boa ou ruim para a doença. “O que foi observado é que o aumento do consumo diário de 1 ml de café diminui em aproximadamente 0,063% a probabilidade do paciente vir a apresentar uma piora na quadro da doença”, conta.

A nutricionista relata que outros estudos levantaram a hipótese de que a presença de antioxidantes na bebida esteja associada a uma redução dos processos inflamatórios que desencadeiam a doença arterial coronariana.

Hipertensão

 “Uma relação que ainda deve ser vista com cautela é o consumo excessivo em portadores de hipertensão, pois já foi visto que a ingestão moderada da bebida não eleva a pressão arterial”.

A nutricionista aponta que o consumo de café não deve ser proibido aos portadores de doença arterial coronariana. “Muitos profissionais de saúde recomendam uma restrição total”, afirma. “No entanto, embora a pesquisa não tenha sido conclusiva sobre a quantidade ideal, o mais indicado é sugerir o consumo moderado, que é calculado em 3 a 5 xícaras por dia, número que varia conforme a referência. A indicação também varia de acordo com a presença ou não de hipertensão arterial no paciente”.

(Com Agência USP)