Topo

Menores de idade que consomem álcool preferem cerveja, mostra pesquisa

A bebida alcoólica favorita dos menores de idade que bebem é a cerveja, segundo pesquisa feita nos EUA - Thinkstock
A bebida alcoólica favorita dos menores de idade que bebem é a cerveja, segundo pesquisa feita nos EUA Imagem: Thinkstock

Nicholas Bakalar

The New York Times

26/02/2013 16h16

Embora esteja claro que muitos adolescentes bebem álcool, apesar de sua ilegalidade, os especialistas nunca haviam determinado o que eles estão bebendo. Agora uma pesquisa nacional norte-americana considera que a bebida alcoólica favorita dos menores de idade que bebem é a cerveja, e sua cerveja favorita é a Budweiser.

Pesquisadores examinaram uma amostra nacional representativa de 1.031 meninos e meninas com idade entre 13 e 20 anos, de diferentes etnias e níveis socioeconômicos. Todos haviam consumido pelo menos uma bebida alcoólica no mês anterior. Os resultados aparecem online no periódico Alcoholism: Clinical and Experimental Research.

Quase 70% haviam bebido cerveja ou bebidas destiladas, e metade havia consumido uma bebida alcoólica com sabor. A vodca Smirnoff foi a número 1 entre os destilados fortes, seguida pelo bourbon Jack Daniel's. A Bud Light foi a cerveja favorita, com a Budweiser e a Coors Light em segundo e terceiro lugar.

Quanto ao sabor das bebidas alcoólicas, os entrevistados preferiram a Smirnoff com sabor (Smirnoff Ice e outras, em diversos sabores). As bebidas Mike com sabor, incluindo a Mike's Hard Lemonade e outras bebidas de frutas ficaram em segundo lugar.

As 25 marcas mais consumidas representaram cerca da metade de todo o volume de consumo de álcool entre os adolescentes, disse o autor principal, Michael Siegel, professor de saúde pública da Universidade de Boston.