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Campanha de conscientização sobre cegueira terá sala sensorial em SP

A dupla Olho e Colírio percorrerá os principais pontos da capital fazendo esquetes divertidos e alertando a população para a principal causa de cegueira no mundo: o glaucoma - Divulgação
A dupla Olho e Colírio percorrerá os principais pontos da capital fazendo esquetes divertidos e alertando a população para a principal causa de cegueira no mundo: o glaucoma Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/05/2013 07h30

Os números assustam: cerca de 1/3 dos brasileiros com mais de 16 anos de idade nunca foi ao oftalmologista. Preocupada com esse dado e suas consequências, a Sociedade Brasileira de Glaucoma promoverá várias atividades na cidade de São Paulo na Semana Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, que será realizada entre os dias 20 a 24 de maio.

Uma dupla de atores caracterizados como “Olho e Colírio” percorrerá os principais pontos da capital fazendo esquetes divertidos e esclarecedores para alertar as pessoas para a principal causa de cegueira sem cura do mundo. O ponto alto será no dia 23, quando a dupla estará num dos cartões postais da cidade. Quem passar pelo vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo) entre 9 e 16 horas, será convidado pelos personagens “Olho e Colírio” a entrar em uma sala sensorial totalmente escura e a descobrir quais são alguns objetos expostos por meio do tato já que estará com os olhos vendados. Voluntários deficientes visuais da Fundação Dorina Nowill guiarão as pessoas nessa descoberta.

Os participantes poderão tirar e levar para casa fotos com os personagens da campanha cujo slogan desse ano é “Veja todos os dias”. Todas as cenas clicadas na data serão expostas em um mural especial no site da iniciativa.  “Lutar contra o glaucoma é um grande desafio. A doença não tem cura, mas pode ser tratada e evitar a perda da visão desde que seja descoberta o quanto antes.”, afirma Dr. Vital Paulino Costa, presidente da SBG e Chefe do Setor de Glaucoma da Unicamp.

Doença silenciosa

Segundo o oftalmologista, a preocupação da sociedade médica aumentou ainda mais a partir dos resultados de uma pesquisa Ibope encomendada por ela. Os dados apontaram que a maioria dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e, como consequência, há um grande desconhecimento sobre o glaucoma. “Essa é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Os pacientes só percebem que estão com problemas na visão quando ela já está em estágio avançado”.

As ações contam com o apoio da Abrag (Associação Brasileira dos Amigos, Familiares e Portadores de Glaucoma) e fazem parte da campanha nacional de conscientização popular “Cuidado com o Glaucoma”, iniciativa da entidade. Com apoio do Ministério da Saúde, a Campanha visa alertar as pessoas para o diagnóstico e tratamento precoce da doença que se não tratada corretamente, evolui para perda total da visão de forma gradativa.

O glaucoma atinge hoje 2% dos brasileiros acima dos 40 anos (cerca de 1 milhão de pessoas), chegando a triplicar após os 70 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos no mundo. O mais preocupante é que a maioria dos indivíduos não apresenta sintomas e nem sabe que tem a doença. Por isso, além da performance e da interação com as pessoas, a dupla “Olho e Colírio” distribuirá cartilhas educativas e simulará a importância do colírio para a visão no tratamento da doença.

  • O visitante será convidado a entrar na sala sensorial, totalmente escura, e a descobrir quais são alguns objetos expostos por meio do tato, já que estará com os olhos vendados

Serviço:
Sala Sensorial no Vão Livre do MASP
Dia 23 de maio, quinta-feira
Horário: das 9h às 16h
Local: vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo)
            Av. Paulista, 1578 - Bela Vista  São Paulo