Topo

Justiça anuncia recall de mais de 3 milhões de frascos de Tylenol

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 12h50

O Ministério da Justiça informou que mais de três milhões de frascos do medicamento Tylenol (paracetamol) serão retirados do mercado do mercado. O recall atinge embalagens de 200mg/ml, apresentação em gotas, fabricadas entre dezembro de 2011 e novembro de 2012.

Segundo o Ministério, há possibilidade de o gotejador da embalagem se desprender total ou parcialmente do frasco, o que gera risco de superdosagem do medicamento.

A retirada será iniciada na próxima segunda-feira (27) e abrange 3.384.432 embalagens do produto com numeração de lote, não seqüencial, compreendida entre os intervalos PPL055 a RJL123.

A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, fabricante do produto, protocolou campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 7286 767 ou pelo site www.tylenol.com.br. Detalhes sobre o recall também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça.

Recall voluntário

A Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda afirmou em comunicado que está voluntariamente recolhendo das farmácias e distribuidores 19 lotes do Tylenol gotas 200mg, 15 ml, de uso adulto e pediátrico.

Segundo a farmacêutica, esse recall voluntário, que abrange somente farmácias e distribuidores, é devido à remota possibilidade do desprendimento do gotejador durante a retirada da tampa do produto, que poderia, em determinadas situações, ocasionar a ingestão acidental do produto, se administrado diretamente na boca do consumidor.

Por segurança, a orientação é que os consumidores que tiverem o produto em casa não o administrem diretamente na boca.

Segundo a Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, esta ação não afeta os outros produtos da linha Tylenol, que continuam a ser vendidos normalmente. O Tylenol gotas 15 ml, uso adulto e pediátrico, é fabricado e distribuído apenas no Brasil. A empresa informa que está tomando todas as providências necessárias para que o produto retorne ao mercado o mais breve possível.

(Com Valor)