Topo

Depressão aumenta em três vezes chance de contrair mal de Parkinson

Nicholas Bakalar

Do The New York Times

21/10/2013 07h00

Um novo estudo descobriu que a depressão pode ser um fator de risco independente para o mal de Parkinson.

Na análise retrospectiva, os pesquisadores acompanharam durante 10 anos 4.634 pacientes com depressão e 18.554 de um grupo de controle compatível. Para descartar a possibilidade de que depressão fosse um sintoma inicial da doença, a análise excluiu os pacientes que receberam o diagnóstico de depressão nos cinco anos que antecederam o diagnóstico de mal de Parkinson.

As pessoas com depressão tinham em média 41 anos e as que tinham depressão e mal de Parkinson, 64 anos.

Publicado no periódico Neurology, o estudo descobriu que 66 pacientes com depressão, ou 1,42%, desenvolveram mal de Parkinson em comparação com 97 pessoas, ou 0,52%, dos que não tinham depressão.

Após levar em conta idade, sexo, diabetes, hipertensão e outros fatores, os pesquisadores descobriram que a depressão clínica estava associada a um risco três vezes maior de contrair mal de Parkinson.

"Nosso artigo não transmite a mensagem de que todo tipo de depressão gera o mal de Parkinson", afirmou o Dr. Albert C. Yang, autor sênior do estudo e professor de psiquiatria da Universidade Nacional de Yang-Ming, em Taiwan.

"Todavia, esses dois tipos de paciente em particular, idosos depressivos e pessoas com depressões difíceis de serem tratadas, devem ficar alertas em relação à possibilidade de contrair doenças neurológicas e o mal de Parkinson", avalia.