Passageiro poderá optar por ceder vaga a transporte de órgão em voo lotado
O Ministério da Saúde, empresas aéreas, Secretaria de Aviação Civil, Força Aérea Brasileira e Infraero assinam nesta quarta-feira (4), em Brasília, o Acordo de Cooperação Técnica para garantir o transporte de órgãos sólidos e tecidos em todo território nacional.
Os principais objetivos da parceria é aumentar o número de voos, diminuindo o tempo de falência do órgão e, consequentemente, ampliar o número de transplantes no país em 10%. Para isso, as empresas se comprometerão a garantir vagas no avião não só para o material a ser transportado como para a equipe. Se o voo estiver lotado, caberá as empresas sugerirem aos passageiros que cedam seus lugares e embarquem no seguinte, de forma voluntária.
Após a assinatura, um representante da Central de Transplante do Ministério da Saúde terá acesso, durante 24 horas de todos os dias do ano, a informações sobre os voos para poder escolher os melhores trajetos. Segundo o ministério, vários Estados, e em especial os da região Norte do país, são prejudicados em relação a transplantes graças a logística aérea.
Na ocasião, também será lançado um selo personalizado produzido pelos Correios alusivo ao congresso sobre transplantes.
O Brasil é referência mundial na área de transplantes. Atualmente, 95% das cirurgias no País são realizadas no SUS (Sistema Único de Saúde).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.