Topo

Mulher dá à luz em recepção de hospital em Feira de Santana (BA)

Michele deu à luz na recepção do Hospital da Mulher à espera de atendimento médico - Prefeitura de Feira de Santana/Divulgação
Michele deu à luz na recepção do Hospital da Mulher à espera de atendimento médico Imagem: Prefeitura de Feira de Santana/Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

04/06/2014 21h08

A dona de casa Michele Dias de Souza, 22, deu à luz na recepção do Hospital da Mulher, em Feira de Santana, no último sábado (30), à espera de atendimento médico. Parte do nascimento da pequena Vitória foi registrado por câmeras de celular de pessoas que acompanhavam outras gestantes.

Nas imagens, Michele aparece sentada com as pernas ensanguentadas e um rapaz segurando a recém-nascida sem saber o que fazer para ajudar. Michele levanta desnorteada, mas é orientada pelos acompanhantes das outras gestantes a sentar.

Ao presenciar a cena, as outras gestantes que estão também em trabalho de parto ficam desesperadas e começam a gritar.

Passados quase dois minutos do nascimento de Vitória, não aparece nenhum médico ou profissional do hospital para dar assistência à mãe e à filha. A menina não chora e o rapaz que a segurava sai pelas dependências do hospital pedindo ajuda. “A criança está ficando roxa”, gritava.

Cinco minutos depois, a equipe médica do hospital aparece com a maca para retirar Michele da recepção.

Mãe e filha ficaram internadas no Hospital da Mulher até o último domingo (1º) quando receberam alta médica.

A diretora do Hospital da Mulher, Charline de Almeida Portugal, justificou que o parto ocorreu na recepção porque a mulher já chegou ao hospital em trabalho de parto. “Nessa situação ela pode parir em qualquer lugar, até a caminho do hospital. Em cinco minutos expulsou o feto”, justificou a diretora, explicando que a equipe médica estava socorrendo outra gestante que estava em estado grave no momento do parto de Vitória.

A diretora afirmou ainda que apesar de a paciente ter dado à luz na recepção do hospital não significa que ela não recebeu assistência, pois “ela foi colocada numa maca e transportada para o centro obstétrico”.

“Durante esse transporte, o bebê que se encontrava lá dentro, recebeu atendimento do pediatra e em seguida foi direto para o alojamento conjunto, onde ficou com a mãe de sexta até o domingo”.

Mulher dá à luz em recepção de hospital em Feira de Santana