Topo

Beijo pode transferir 80 milhões de bactérias, aponta estudo na Holanda

Do UOL, em São Paulo

17/11/2014 13h52

Toda vez que você compartilha um longo beijo com seu parceiro ou parceira, você transfere 80 milhões de bactérias. Essa é a conclusão de um novo estudo feito com 21 casais em um encontro em Amsterdã, na Holanda.

Quando os cientistas limparam a boca dos participantes antes e depois dos beijos, eles não detectaram uma grande mudança na composição bacteriana de suas bocas. Isso pode ser porque os casais já tinham se beijado muitas vezes e as bocas se tornaram o "lar" das mesmas populações bacterianas.

O motivo também pode ser porque as pessoas que se apaixonam têm estilos de vida semelhantes e dietas semelhantes, que podem influenciar a microbiota da boca, isto é, o conjunto dos microrganismos que habitam num ecossistema.

Para calcular de fato quantas bactérias foram transferidas durante as sessões de beijos, a equipe pediu para os voluntários para dar mais um beijo logo após um dos parceiros beber iogurte probiótico, que possui grande quantidade de bactérias que normalmente não são encontradas na boca.

O teste revelou que as pessoas transferem cerca de 80 milhões de bactérias para a pessoa que estão beijando. Isso pode soar como muito, mas a boca é o lar de cerca de um bilhão de bactérias.