Topo

Bebê Sofia completa um ano com nova internação em UTI nos EUA

Bebê Sofia Lacerda, que completará um ano em 24 de dezembro, recebe a visita do Papai Noel durante sua internação na UTI do hsopital Jackson Memorial, em Miami. Ele aguarda a doação de órgãos para fazer um transplante multivisceral - Divulgação/Facebook
Bebê Sofia Lacerda, que completará um ano em 24 de dezembro, recebe a visita do Papai Noel durante sua internação na UTI do hsopital Jackson Memorial, em Miami. Ele aguarda a doação de órgãos para fazer um transplante multivisceral Imagem: Divulgação/Facebook

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

19/12/2014 20h07

Passar o primeiro aniversário longe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Esse é o pedido de Natal de Patrícia Gonçalves, mãe da bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, que completa um ano em 24 de dezembro. Ela foi internada no último sábado (13), após uma infecção bacteriana e segue em tratamento intensivo desde então. Os médicos dizem, porém, que não há previsão de alta.

Portadora da Síndrome de Berdon, condição rara que compromete o funcionamento do sistema digestório, Sofia espera um transplante multivisceral, que inclui estômago, fígado, pâncreas e intestinos, no Jackson Memorial, hospital de Miami especializado no procedimento. O transplante é a única opção que garante a vida de Sofia e o tratamento é pago pelo SUS.

“Seria o nosso maior presente ela deixar a UTI. Por enquanto, estamos combatendo a infecção, mas não sabemos se ela terá alta ou não”, afirma Patrícia. Segundo ela, a filha está tomando três tipos de antibiótico para vencer a infecção.

O médico Rodrigo Vianna, especialista brasileiro que chefia o setor de transplantes do Jackson Memorial, diz que Sofia chegou ao hospital com uma febre muito alta, na casa dos 41 graus, mas já foi medicada. “Sofia tem problemas de imunidade como decorrência da síndrome e foi diagnosticada com uma infecção grave. A infecção não foi vencida, mas a condição está controlada”, diz. “Ela não tem, no entanto, previsão de alta”.

Sofia aguarda o transplante desde julho, quando chegou aos Estados Unidos, depois que uma decisão judicial determinou que o SUS (Sistema Único de Saúde) bancasse o custo do precedimento, que é de US$ 1,2 milhão.

Papai Noel

Nas redes sociais, Patrícia Gonçalves informou que Sofia está bem, embora internada na UTI, e que recebeu, nesta sexta-feira (19), a visita do Papai Noel. “Fiquei surpresa por ela não ter estranhado. Ficou olhando e sorrindo”, disse a mãe. “Não posso deixar de pedir que continuem nos ajudando em orações para que ela fique boa logo”, escreveu.

Segundo Patrícia, se sair da UTI, a bebê Sofia deve ter uma festa de aniversário no apartamento onde a família mora atualmente em Miami. "Uma brasileira que trabalha com buffet infantil, além de outra amiga, querem dar uma festinha para Sofia”, disse a mãe, ressaltando que a festa seria neste sábado (20). “Era uma data boa para todos, mas agora precisamos ver como vai ficar”.