Topo

Moradores de Marília (SP) adotam planta para combater epidemia de dengue

Instrução de plantio e pacotes de sementes de crotalárias são distribuídos aos moradores de Marília (SP) - Reprodução/ Facebook
Instrução de plantio e pacotes de sementes de crotalárias são distribuídos aos moradores de Marília (SP) Imagem: Reprodução/ Facebook

Wagner Carvalho

Do UOL, em Bauru (SP)

25/02/2015 13h33

Assustados com o avanço da dengue na cidade, os moradores de Marília, 437 km de São Paulo, estão recorrendo ao plantio de crotalária para tentar conter a epidemia que se alastra pela cidade. O município, com cerca de 230 mil habitantes, já registrou quase 4 mil casos da doença em 2015.

A planta demora de 90 a 120 dias para crescer, produz flores amarelas, um chamativo para a libélula, que assim como o Aedes aegypti procura água limpa e parada para por seus ovos, que ao virarem larvas se alimentam de outras larvas, inclusive as do mosquito transmissor da dengue. Já a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos, tendo o Aedes aegypti em seu cardápio.

Nesta terça-feira (24) os moradores de diversos bairros de Marília formaram filas nos locais de distribuição das sementes. "Cada morador levou um saquinho com um punhado de sementes para plantar em casa e distribuir para vizinhos e parentes", diz Aletéia Vernaschi, que fez da loja onde trabalha um ponto de distribuição das sementes.

A iniciativa de distribuir as sementes da planta para a população foi da engenheira agrônoma Daniela Pedrosa Marega que investiu cerca de R$ 500 na compra de 50 quilos. "Estudei por cerca de seis meses antes de ir buscar as sementes e acredito muito na eficácia. Qualquer pessoa pode ter em vasos e já estará colaborando com o controle", diz.

O município não se manifestou em apoiar ou não a iniciativa. Procurado pela reportagem do UOL o secretário de Saúde Luiz Takano não retornou o contato e nem a assessoria de imprensa do município.

Solução mágica?

A ideia de cultivar uma planta no quintal e conseguir frear o avanço da dengue é contestada pela pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz Denise Valle, pós-doutora em biologia do desenvolvimento. Para ela a prevenção ainda é a palavra-chave. "Não tem receita mágica contra a dengue, manter limpo o quintal é o melhor remédio", disse.

Denise afirma que o controle deve ser feito pelo cidadão e que não é aceitável creditar a responsabilidade de combate do mosquito transmissor para uma planta. "Quando se leva em conta que 80% dos criadouros dos mosquitos estão dentro das casas das pessoas, fica fácil perceber que é praticamente impossível creditar ao poder público ou a uma 'receita mágica' a responsabilidade pelo controle da doença", diz a especialista.

Além de não aprovar a adoção de ações consideradas por ela paliativas, a especialista duvida da eficácia da mecânica de eliminação das larvas do mosquito Aedes aegypti pela larva da libélula. “Mesmo os dois tipos de insetos escolhendo a água limpa e parada para a reprodução, não dá para acreditar que uma larva seja tão eficaz predadora de outra larva devido à limitação de movimento delas', diz.

A cidade de Marília vive a pior epidemia da doença da sua história. Os dados divulgados pelo município confirmam até o momento 3.939 registros da doença e apenas três mortes mortes este ano. De acordo a Secretaria de Saúde, outros casos seguem aguardando divulgação de resultados laboratoriais. Para a imprensa local o número de pessoas com a doença na cidade é bem maior e ultrapassa a casa dos 8 mil.

O caso mais grave foi registrado no dia 17 de fevereiro, o estudante João Renato Mendes Neto, de 14 anos, morreu apenas 30 horas depois dos primeiros sintomas da doença. No atestado de óbito consta a causa da morte como a forma mais grave de dengue, conhecida como tipo D.