Topo

Bebê Sofia passa por transplante de órgãos nos EUA após 9 meses de espera

A bebê Sofia Lacerda durante sua internação no hospital Jackson Memorial, em Miami - Divulgação/Facebook
A bebê Sofia Lacerda durante sua internação no hospital Jackson Memorial, em Miami Imagem: Divulgação/Facebook

Do UOL, em São Paulo

10/04/2015 13h09

Depois de nove meses de espera por um transplante múltiplo de órgãos, a bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, portadora de uma rara síndrome que compromete o funcionamento do sistema digestivo, entrou na sala de cirurgia do Jackson Memorial, hospital de Miami especializado no procedimento.

A informação foi dada por Patrícia Gonçalves, mãe de Sofia, no Facebook: "É com muita alegria que venho comunicar a todos que nossa bonequinha se encontra neste momento no centro cirúrgico para receber seus novos órgãos”.

A página “Ajude a Sofia”, criada na rede social, conta com mais de 1,4 milhão de seguidores devido à comoção pela doença da menina.

Patrícia Gonçalves, mãe da bebê Sofia, comemora a entrada da filha no centro cirúrgico para receber novos órgãos - Reprodução - Reprodução
Patrícia Gonçalves, mãe da bebê Sofia, comemora a entrada da filha no centro cirúrgico para receber novos órgãos
Imagem: Reprodução

Sofia está internada desde julho, quando chegou aos Estados Unidos, depois que uma decisão judicial determinou que o SUS (Sistema Único de Saúde) bancasse o custo do procedimento, que é de US$ 1,2 milhão (R$ 3,69 milhões na cotação desta sexta-feira).

Portadora da Síndrome de Berdon, condição rara que compromete o funcionamento do sistema digestório, Sofia esperava por um transplante multivisceral, que inclui estômago, fígado, pâncreas e intestinos. O transplante é a única opção que garante a vida de Sofia.

Leia a nota da mãe de Sofia na íntegra:

“Oi, pessoal, é com muita alegria que venho comunicar a todos que nossa bonequinha se encontra neste momento no centro cirúrgico para receber seus novos órgãos. Sim, o anjinho doador apareceu, e hoje nossa bonequinha recebe seus novos órgãos... Este dia foi muito esperado não só por nós, pais, mas como por todos vocês. Vamos intensificar nossas orações. Que Deus continue abençoando a equipe do Dr. Rodrigo que já está com nossa bonequinha neste momento. Patricia e Gilson”.