Topo

Planta de mangue brasileiro pode prevenir contra doenças como Alzheimer

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

14/05/2015 06h00

Os manguezais da Baixada Santista podem ser a chave para impedir a manifestação de doenças neurodegenerativas, como o mal de Parkinson e o Alzheimer, além de tumores. Uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores do campus de São Vicente da Unesp (Universidade Estadual Paulista) identificou uma substância encontrada em plantas desse bioma que é capaz de equilibrar a produção da enzima fosfolipase A2 secretória, diretamente relacionada ao processo inflamatório do corpo humano e que, se descontrolada, pode levar ao surgimento dessas doenças.

De acordo com o professor Marcos Hikari Toyama, que comanda os pesquisadores, a fosfolipase A2 tem atuação no equilíbrio celular, e quando presente em excesso no organismo, potencializa as chances de surgimento de doenças inflamatórias, tumores, mal de Parkinson e Alzheimer.

Os pesquisadores descobriram que a planta presente no mangue-branco, mangue-botão e nas algas marinhas contém flavonóides glicosilados que conseguem inibir essa enzima e impedir o aumento da concentração delas, evitando as doenças. O mangue-branco foi o que teve melhor resultado. "Essas plantas, comuns no nosso mangue, se mostraram extremamente eficazes em controlar a produção dessa enzima, evitando os excessos e, com isso, tirando uma condição importante para o desenvolvimento dessas doenças", disse.

Toyama ressalta ainda que o composto não serviria no combate às doenças já instaladas, mas sim, na prevenção, evitando que elas se estabeleçam. "Não buscamos a cura para doenças, mas o combate ao desequilíbrio das enzimas, mantendo-as sempre no mesmo patamar e evitando que essas patologias possam se desenvolver", comenta.

O pesquisador ressalta que o potencial medicinal da vegetação de mangue é amplamente conhecido na cultura popular, mas que faltavam, até então, dados acadêmicos sobre o assunto. "Desde o padre José de Anchieta (1534-1597), há relatos do uso medicinal de uma série de plantas, mas isso nunca foi aprofundado. É isso que a pesquisa busca, levar esse
conhecimento ao mundo acadêmico", salienta.

Resultados

No trabalho, a equipe de pesquisadores já fez os testes enzimáticos, farmacológicos e biofísicos em camundongos. A substância presente nas plantas evitou ou solucionou a inflamação dos animais, mostrando-se eficaz no controle do nível de enzimas mesmo em situações de alto estresse.

Com os resultados, outros grupos de pesquisa poderão utilizar as substâncias e verificar a ação delas em seres humanos. A criação de medicamentos que contenham as substâncias também será tema de novas pesquisas.

Por enquanto, ainda não há parcerias com a industria farmacêutica para o desenvolvimento comercial dos compostos, mas Toyama acredita que, com a pesquisa chegando à sua fase final, medicamentos baseados nessas propriedades podem chegar ao mercado em cinco anos. "é uma vertente diferente, que previne, não trata. Mas creio que há um mercado muito grande que possa absorver essa pesquisa", conta.