Campanha do 'balde de gelo' arrecada R$ 360 milhões para doença sem cura
Você lembra daqueles milhares de fotos e vídeos do 'desafio do balde de gelo'? Há exatamente um ano o jogador profissional de golfe Chris Kennedy fazia o primeiro vídeo de uma campanha que se tornou viral e estimulou milhares de pessoas a doarem para a ALS Association, organização sem fins lucrativos que arrecada fundos para pesquisa e ajuda a pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA).
Em um vídeo na CNN, a Associação divulgou o balanço da arrecadação em 2014 que teve a participação de mais de 17 milhões de internautas: US$ 115 milhões ou R$ 360 milhões. A maior parte do dinheiro, US$ 77 milhões ou 67%, será destinada a pesquisas sobre a doença para encontrar um tratamento ou mesmo uma cura.
Do total, US$ 11,6 milhões será destinado à premiação anual para pesquisas na área. Cerca de 10% do valor total irá para testes de um medicamento que estabiliza os batimentos cardíacos dos pacientes e pode reduzir a inflamação dos nervos.
A ELA é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal. A doença leva a perda da capacidade de iniciar e controlar movimentos musculares, o que muitas vezes chega à paralisia total e morte dentro de dois a cinco anos de diagnóstico. Um dos mais famosos portadores de ELA é o astrofísico Stephen Hawking, que ganhou um filme biográfico em 2014, "A teoria de tudo".
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