Topo

UOL ganha prêmio ABP de Jornalismo com reportagens sobre depressão

Do UOL, em São Paulo

09/09/2015 12h21

Uma série de reportagens do UOL sobre depressão foi premiada na segunda edição do Prêmio ABP de Jornalismo, da Associação Brasileira de Psiquiatria. O resultado do prêmio foi divulgado na última sexta-feira (4). As reportagens, de autoria dos jornalistas Mirthyani Bezerra e Pedro Cirne, venceram na categoria online. O portal G1 também levou um prêmio na mesma categoria.

A série inclui as matérias "Família é peça fundamental no tratamento da depressão", "Sem pressão. Apoio é a chave para lidar com pessoa deprimida" e "Depoimento: o que eu detestei ouvir quando contei que estava em depressão".

As reportagens "Família é peça fundamental no tratamento da depressão" e "Sem pressão. Apoio é a chave para lidar com pessoa deprimida" ouviram parentes e amigos de pessoas que sofrem com a depressão, mostrando que a maneira como se lida com o paciente e o apoio dado a ele são peças fundamentais no tratamento da doença.

O material conta com uma lista com os principais sintomas da depressão e o depoimento de alguém que sentiu na pele as dificuldades de não encontrar apoio adequado entre os mais próximos quando recebeu diagnóstico positivo para a doença. O depoimento mostra o outro lado: como uma má recepção, por parte da família e dos amigos, do diagnóstico pode atrapalhar o tratamento.

A premiação acontece no dia 4 de novembro, durante a abertura do 33º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontece em Florianópolis (SC).