Topo

Mais Médicos: 30% dos médicos ainda não se apresentaram nos municípios

Karina Zambrana/ASCOM
Imagem: Karina Zambrana/ASCOM

Do UOL, em São Paulo

17/12/2018 14h46

O Ministério da Saúde informou que 5.935 (cerca de 70,5%) dos 8.411 inscritos na seleção do programa Mais Médicos já haviam comparecido nos locais de trabalho até as 10h desta segunda-feira (17). Os 2.476 (cerca de 30%) profissionais que ainda não se apresentaram tem até esta terça (18) para procurarem os gestores do programa nos municípios escolhidos. 

O começo da atuação desses médicos será estabelecido pelos gestores nos municípios. Segundo o Ministério da Saúde, o programa recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% das 8.517 vagas disponibilizadas.

A pasta também informou que 10.205 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior se inscreveram para as 106 vagas remanescentes do Mais Médicos. Esses profissionais, assim como aqueles que vieram de Cuba, estão dispensados de prestar o Revalida, o exame nacional que ratifica o diploma de médicos. 

Quem aceitar uma das vagas receberá uma bolsa de R$ 11,8 mil. Para alguns municípios, o governo também oferece auxílio-moradia.

As datas de apresentação e de término das inscrições dos dois editais foram prorrogadas pelo Ministério da Saúde na semana passada. A pasta busca preencher as vagas deixadas por médicos cubanos. Cuba se retirou do Mais Médicos após críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro. 

Veja o novo cronograma:

Até 18 de dezembro - Apresentação dos médicos com CRM Brasil nos municípios

De 20 de dezembro a 21 de dezembro - Médicos CRM Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis

De 27 de dezembro a 28 de dezembro - Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis

De 3 de janeiro a 4 de janeiro de 2019 - Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis