Topo

Motoristas sozinhos estão quatro vezes mais propensos a falar no celular

Motorista fala ao celular enquanto trafega na área central de Sao Paulo  - Silva Junior/Folhapress
Motorista fala ao celular enquanto trafega na área central de Sao Paulo Imagem: Silva Junior/Folhapress

06/04/2015 17h29

Os motoristas sozinhos estão quatro vezes mais propensos a falar ao celular enquanto dirigem que os que andam com passageiros. As mulheres são as campeãs da distração: elas são  duas vezes mais propensas a enviar mensagens que os homens. A chance do motorista que fala ao telefone ser uma mulher é aproximadamente 63%. Os dados são de uma pesquisa publicada no periódico Preventive Medicine Reports.  

Os pesquisadores do Texas estimaram a idade e registraram as características de 1.280 motoristas e seus passageiros, além do uso do celular pelos motoristas quando paravam em cruzamentos movimentados, próximo aos centros médicos de Houston, Dallas, Austin, El Paso, San Antonio e Brownsville, no Texas. O estudo reuniu dados durante o período de 2011 a 2013.

Nesse período, a porcentagem de motoristas que usou o telefone diminuiu de 20,5% para 16,4%. Todavia, o envio de mensagens de texto aumentou de 6,4 para 8,4 por cento. Segundo a pesquisa, jovens com menos de 25 anos estão cerca de quatro vezes mais propensos a falar ao telefone enquanto dirigem.

"As áreas com grande tráfego de automóveis e pedestres precisavam realmente ser consideradas em relação a uma proibição, e talvez fosse bom nos concentrarmos nas nas mulheres e nos motoristas mais jovens nas próximas intervenções", afirmou R. Sue Day, principal autora do estudo e professora adjunta de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública de Houston do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas.

O Texas não possui leis estaduais proibindo o uso de celulares ao volante.