Topo

Por prazer, missólogos da web passam mais de 8h por dia pesquisando concursos

Bárbara Paludeti

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 06h00

Os missólogos de internet são pessoas que dedicam muitas horas de seu dia a pesquisar, comentar e discutir concursos de beleza que acontecem mundo afora. Os locais favoritos para isso são os fóruns e o Facebook.

Normalmente, são apaixonados por misses que fazem tudo isso por prazer e não necessariamente ganham dinheiro com os concursos. E material eles sempre têm, já que os certames acontecem aos montes por todos os países do mundo, sejam eles municipais, nacionais, mundiais, femininos ou masculinos.

Joshua Brightside, 25, estudante do Ceará, --ambos os missólogos entrevistados preferiram usar o ‘nome de guerra’ da web para manterem a imparcialidade ao comentar os concursos--, contou ao UOL que se considera sim um missólogo, questão que também divide opiniões. “Para mim, quem ama e acompanha os concursos, mesmo de longe, pode se considerar assim. Faço puramente por prazer, quem sabe um dia eu seja o dono de um [concurso] nacional... “.

Já Marina Barreto, 22, estudante da Bahia, pensa diferente. “Sou mais uma fã dos concursos mesmo, gosto de acompanhar, opinar e é uma coisa que me diverte muito. Acho que para chegar a ser um missólogo, tem que ter muito mais experiência e anos de concurso”, afirma. Opinião compartilhada por Thaís Victório Ferreira, 29, publicitária do interior de São Paulo: "um missólogo é um especialista, eu sou uma grande fã, tenho muito que aprender ainda, tudo que eu posto é baseado em bom senso".

Um missólogo é alguém especialista em concursos de beleza, que sabe apontar qualidades e defeitos no perfil de uma candidata a miss e tem conhecimento para prepará-la para concursos internacionais para trazer a coroa.

Joshua diz que passa um terço do dia dedicado a pesquisar e comentar os certames. Já Marina afirma que passa “umas 12 horas”. “Depende muito da época também, tem meses que não está acontecendo nenhum concurso interessante, aí acabo ficando menos tempo pesquisando e só entrando para acompanhar as misses já eleitas e ver a melhora delas”, afirmou a estudante. "Acredito que umas seis horas por dia, tem dias que menos, tem dias que mais, depende da minha disponibilidade e quando temos concursos importantes como o Miss Mundo e o Miss Brasil Universo acontecendo, com certeza eu passo mais tempo", conta a publicitária.

No caso da estudante da Bahia, o início da paixão pelos concursos foi brotando aos poucos. “Demorei um certo tempinho para encontrar grupos de fãs sobre o assunto e quando achei, a paixão cresceu mais ainda. É muito bom ver outras pessoas gostando de um assunto que te interessa”. “Em 2002 fui mordido. Quando o Miss Brasil voltou a ser transmitido na TV aberta, aí assisti uma vez e me apaixonei”, conta Joshua. Para Thaís, foi a curiosidade que falou mais alto: "começou como curiosidade, nada de paixão de infância, nem coisa de família. Acompanho também o BBB e lá vi primeiro a Joseane no BBB 3, daí toda aquela confusão dela ter sido destronada por ser casada e quis entender melhor o porquê, como funcionava aquilo".

A miss ideal

E se eles são missólogos, são especialistas em saber como é a miss perfeita. "Além de beleza, medidas próximas aos 90-60-90 e mais de 1,70 m de altura, acredito que ela precisa ter carisma, elegância, saber conversar sobre diversos assuntos, aprender idiomas. Ela é a representante não só da beleza física feminina, mas da mulher como um todo", conta a missóloga de São Paulo.

“Precisa ser bonita e competente, ou ter um bom lobby. Não se pode negar que o mundo miss é de beleza, mas também de interesses escusos”, alfineta Joshua.

Candidata super completa!

  • Leandro Moraes/UOL

    Mariana Notarangelo, Miss Mundo Brasil 2012, foi apontada por Marina como uma miss completa para o concurso do qual participou

“Além de ser bonita, tem que saber se projetar com simpatia, conteúdo, ter uma boa passarela e um ótimo corpo”, elenca Marina que também diz: “O exagero das plásticas ao ponto de a miss ficar artificial, não sou contra ter, sou contra o exagero, somente”.

E quem exemplificaria todas essas características? “Natália Guimarães, não só pelo resultado que ela conquistou lá fora, mas é aquela que podemos dizer que além do conjunto que toda miss deve ter, ela tem beleza facial. Um detalhe que nossas últimas misses estão deixando de ter. Vou citar outra que acho super completa para o concurso que ela participou, a Mariana Notarangelo, no Miss Mundo 2012. Todo mundo via como ela gosta de ser miss, o quanto ela melhorou e se focava nas provas do concurso”, conta Marina Barreto.

Já o missólogo do Ceará elege Zuleyka Rivera, Miss Universo 2006, como a miss inesquecível. E as mais completas “dentre brasileiras, Martha Vasconcellos, Miss Universo 1968; dentre as estrangeiras, a chinesa Miss Mundo 2007 Zhang Zi-lin”. "A miss mais completa que acompanhei foi Gabriela Markus [Miss Brasil 2012], ela chegou deslumbrante. Além de linda, medidas perfeitas, ela é muito elegante e transmitia confiança e serenidade, certeza de que estava fazendo sempre o certo, o que era esperado por uma mulher que estava representando todo um país", elenca Thaís.

E se você que está aí lendo o UOL Tabloide sonha em ser miss, fique atento às dicas dos especialistas. “Malhem. A melhor coisa da vida é disciplina, o exercício físico traz confiança em si mesma, e benefícios para o corpo”, aconselha Joshua. “Analisem mesmo se tem potencial para ser miss, procure saber das vencedoras, prepare o corpo e a passarela. O que tem de candidata fora dos padrões hoje em dia não é pouco não”, completa Marina.

"Faça com o coração, se dedique, estude passarela de miss, se não tem ainda um preparador, tem vários vídeos de concursos disponíveis na internet, que é diferente de ser modelo, trabalhe sua oratória e postura, aprenda outros idiomas. Quanto à parte estética, tome cuidado com exageros, cuide da pele e dos cabelos. Tome cuidado com promessas de aproveitadores, tenha sempre com você pessoas em quem você realmente confia para não entrar em roubada. O principal é fazer por amor, fazer o que gosta é o importante, porque assim transmite no olhar, no sorriso que ela é uma verdadeira miss", finaliza a publicitária.