Topo

Príncipe Friso da Holanda é hospitalizado em Londres

01/03/2012 17h20

HAIA, 1 Mar 2012 (AFP) -O príncipe Johan Friso, segundo filho da rainha Beatrix, da Holanda, ferido gravemente em uma avalanche em 17 de fevereiro nos Alpes austríacos, foi hospitalizado nesta quinta-feira em Londres, anunciou a casa real holandesa.

"Sua alteza real, príncipe Friso, chegou hoje a Londres, seu local de residência há muitos anos", informou a Casa Real da Holanda em um comunicado.

"Seguindo os conselhos dos especialistas, foi escolhido o hospital de Wellington; o príncipe Friso, em seu estado atual, poderá ser atendido de forma ótima", acrescentou.

Johan Friso, de 43 anos, foi soterrado por uma avalanche enquanto esquiava em Lech (oeste da Áustria) em 17 de fevereiro e permaneceu debaixo da neve por 20 minutos antes de ser reanimado. Em seguida, foi levado de helicóptero para o hospital universitário de Innsbruck (oeste).

O encarregado da unidade de cuidados traumatológicos do hospital informou em 24 de fevereiro que não podia dizer com segurança se o príncipe recuperaria a consciência porque a falta de oxigênio provocou "danos maciços no cérebro do paciente".

Segundo o prefeito de Lech, Ludwig Muxel, o príncipe esquiava em uma área aberta, fora da pista, quando aconteceu o acidente, apesar de o alerta de avalanches estar em quatro em uma escala de cinco.