Topo

Tempestade tropical Isaac avança ao Golfo do México

27/08/2012 09h23

TAMPA, 27 Ago 2012 (AFP) -A tempestade tropical Isaac se encontrava mais bem organizada nesta segunda-feira, embora seus ventos máximos sustentados permaneçam em 100 km/h enquanto avança para o noroeste do Golfo do México nos Estados Unidos, apontando sua fúria em direção à Louisiana, especialmente em Nova Orleans.

O Isaac se localizava 295 km a sul-sudoeste de Fort Myers, na Flórida, um balneário antes de Tampa na zona costeira do Golfo da Flórida, e 575 km a sudeste da foz do rio Mississippi, indicou o relatório das 08h00 locais (09h00 de Brasília) do Centro Nacional de Furacões (CNH), com sede em Miami.

O olho do ciclone "está se organizando um pouco melhor enquanto se desloca do oeste-noroeste sobre o leste do Golfo do México", afirmou o CNH ao informar que o Isaac cumprirá esta rota nesta segunda-feira e se aproximará do norte da costa do Golfo, onde estão Alabama, Louisiana e Mississippi, estados onde foi decretada no domingo a emergência perante o aviso de furacão das autoridades.

"Espera-se um fortalecimento durante as próximas 48 horas e está previsto que o Isaac se converta em furacão em um ou dois dias", afirmou o boletim meteorológico.

Chuvas torrenciais e ventos mais fortes do que o normal começaram a ser sentidos em Tampa na madrugada desta segunda-feira, onde milhares de militantes esperam o início, na terça-feira, da 40ª Convenção Nacional Republicana, que deve aprovar nesta semana Mitt Romney como candidato oficial do partido para brigar pela presidência com o democrata Barack Obama.

No entanto, a atenção se voltou para a Louisiana devido aos avisos de furacão para esta região vulnerável, que há sete anos viveu o ciclone mais mortal e caro na história dos Estados Unidos, quando no dia 29 de agosto de 2005 o Katrina chegou com ventos máximos sustentados de mais de 178 km/h, com categoria 3 na escala de cinco níveis Saffir-Simpson.